Começou bem o Campeonato Brasileiro para o Fluminense. Com uma atuação de respeito, o time fez valer o peso de atuar em casa e bateu o Santos por 3 a 2, na manhã deste domingo, no Maracanã. Henrique Dourado (duas vezes) e Sornoza fizeram os gols. Victor Ferraz e Hernández descontou.

O Fluminense do começo do jogo parecia aquele que encantou a todos os tricolores no início do ano. Veloz e intenso, encurralou o Santos na defesa. Aos três minutos já vencia com gol de Henrique Dourado escorando cruzamento de Léo. O time até manteve essa pegada por cerca de 15 minutos. Depois, parou.

 
 
 

Até como já era esperado pela desvantagem logo cedo, o Santos precisou sair. Passou a tocar mais a bola e tinha em peças como Jean Mota, Bruno Henrique e Vitor Bueno suas principais opções ofensivas. A maioria de suas jogadas saíam pelo lado esquerdo. Chances, porém, não apareciam tanto para os paulistas. Isso até a defesa cochilar num cruzamento de Bruno Henrique para o lateral-direito Victor Ferraz chegar como elemento surpresa, superar Sornoza na corrida e mandar de cabeça no cantinho de Cavalieri. O Flu pagava o preço de ter praticamente abdicado do jogo.

Foi preciso ver o adversário reagir para fazer o time das Laranjeiras acordar. Mas, pelo menos, isso aconteceu. O Fluminense antes mesmo do intervalo partiu novamente para cima do Santos. Henrique, após mais uma bola levantada na área, chegou a acertar uma bola na trave. Já no último lance, dois dos principais jogadores tricolores em campo reconduziram o time à frente no marcador. Dourado recebeu bom passe de Wellington Silva e foi derrubado na área. Pênalti bem marcado e convertido com extrema categoria pelo Ceifador.

No segundo tempo, o Santos esboçou uma reação similar à da primeira etapa. Desta vez, o Fluminense soube se impôr e manteve o ritmo. O jogo ficou aberto e Sornoza aproveitou lindo passe de Wendel para ampliar a vantagem do Fluzão. Os adversários responderam com duas bolas no travessão no mesmo lance. Primeiro, em cabeçada de Ricardo Oliveira. Depois, no rebote, Bruno Henrique, também de cabeça, acertou o poste de Cavalieri.

Já quase no fim, o Santos ainda descontou com Hernández e assustou. Aí coube ao Fluminense se fechar e segurar a importante vitória na estreia no Brasileirão.

O Fluminense jogou com: Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Orejuela, Wendel e Sornoza (Gustavo Scarpa, 40 do 2ºT); Wellington Silva (Marcos Junior, 18 do 2ºT), Richarlison (Pierre, 38′ do 2ºT) e Henrique Dourado.