(Foto: Ricardo Ayres - Photocamera)

Em carta aberta de despedida publicada no “The Players Tribune” após o fim do ciclo no Fluminense e como jogador de futebol, Fred confessou que a linda história construída no Tricolor quase foi interrompida antes mesmo do primeiro título brasileiro. Após a fuga do rebaixamento em 2009, o atacante recebeu e aceitou proposta do Napoli, da Itália. Quem reverteu tal decisão foi Celso Barros, à época presidente da então patrocinadora Unimed. Ele cobriu a oferta dos italianos.

“Depois de cumprir essa missão quase impossível, eu achava que não sairia mais do Fluminense. Até que veio uma proposta do Napoli, da Itália. Caraca! Não tinha como recusar…

 
 
 

Começou a sair na imprensa que eu teria aceitado — e já tinha mesmo — e só faltava assinar. Eu estava de férias, e o Celso Barros me liga querendo conversar. No mesmo dia, ele desembarca em BH e marcamos um almoço numa churrascaria.

Meu irmão, que era meu empresário, disse pra eu avisar e agradecer os caras. Uma conversa só por consideração mesmo, porque a transferência para o Napoli era inevitável.

O Doutor Celso então me pergunta:

— Fred, quanto você vai ganhar lá?

Passei todos os números, salários, luvas, pá, pá, pá… Doutor Celso chama o garçom, pede uma caneta e um guardanapo, escreve os valores e me entrega.

Cara, tomei um susto na hora. O Fluminense estava disposto a cobrir a proposta do Napoli. Liguei pro meu irmão e pedi para cancelar o negócio com os italianos imediatamente. “Olha o que esses caras fazem por mim. Vou ficar no Fluminense o resto da minha vida.”