(Foto: Marino Azevedo - Photocamera)

O Fluminense fará a apresentação oficial de Fred em seu retorno, neste sábado, por vídeo. No entanto, sua primeira entrevista coletiva quando chegou ao clube foi bem diferente. À época, no dia 5 de março de 2009, a solenidade foi marcada para o Salão Nobre das Laranjeiras.

Inicialmente, o planejamento era que Fred fosse recepcionado por alguns dirigentes, como Celso Barros, presidente da então patrocinadora e atual vice-geral, e Roberto Horcades, mandatário do Flu na ocasião. Ele falaria com a imprensa e, posteriormente, iria para o gramado das Laranjeiras receber o carinho da torcida.

No entanto, foi liberada a entrada dos torcedores no Salão, em situação semelhante à da apresentação de Romário, em 2002. Roberto Horcades chegou a cometer alguns equívocos como falar que estava apresentando o “Fabio” e ainda lhe atribuiu um título de Copa do Mundo que ele não havia conquistado.

Apesar das situações peculiares, Fred disse na ocasião ter se sentido muito emocionado pela recepção calorosa e ansioso para fazer gols e conquistar títulos pelo Fluminense. Dito e feito. Foram 172 bolas na rede com a camisa do clube e as conquistas do Brasileiro em 2010 e 2012, do Carioca em 2012 e da Primeira Liga em 2016.