As mudanças que a Conmebol anunciou na Copa Libertadores e Sul-Americana têm relação direta com o principal objetivo do Fluminense na temporada. Atualmente, os quatro primeiros do Brasileirão disputarão a “Liberta” em 2017, mas o número de vagas poderá aumentar.

Mais quatro equipes integrarão a Libertadores da América e, possivelmente, uma delas será brasileira, que obteria a vaga através do campeonato nacional. Além disso, caso um dos quatro primeiros colocados conquiste a Copa do Brasil e permaneça entre os primeiros, o G4 passa a virar G6.

 
 
 

Uma vaga seriam aberta se o campeão da Copa do Brasil ficar entre os quatro primeiros e mais uma, proveniente das mudanças da Conmebol. O Brasil, portanto, passaria a ter seis representantes na edição 2017 do torneio mais importante do continente.

Numa simulação dos classificados, levando em consideração o anúncio da Conmebol, a colocação atual dos times no Brasileiro e se, por exemplo, o Atlético-MG terminar em terceiro e vencer a Copa do Brasil, os garantidos na próxima Libertadores seriam: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Santos, Fluminense e Atlético-PR.

Importante destacar que o hipotético título do Flamengo na Copa Sul-Americana tira uma vaga para a Libertadores proveniente de classificação no Brasileiro.