Visitado recentemente por Allan Ferguson, gerente geral de gramados da Fifa e responsável pela avaliação das condições dos campos para o Mundial feminino de clubes (2026) e Copa do Mundo feminina (2027), o Maracanã, estádio gerido por Fluminense e Flamengo em parceria, recebeu o selo “padrão Fifa”. O campo recebeu 73 partidas oficiais na temporada de 2024.
No Instagram oficial do Maracanã, foi publicada uma nota relacionada ao reconhecimento recebido do trabalho feito no estádio. Confira a íntegra abaixo:
“Gramado do Maracanã é padrão FIFA! 🏟️
Mesmo com os 73 jogos oficiais realizados nesta temporada, o gramado do Maracanã foi apontado como um dos melhores do Brasil em 2024. Em novembro, o estádio recebeu a visita de Allan Ferguson, Gerente Geral de Gramados da FIFA, responsável pela avaliação das condições dos campos de futebol tanto para o Mundial Feminino de Clubes (2026) quanto para a Copa do Mundo de Futebol Feminino (2027).
Na visita feita por Ferguson, foram analisados os seguintes pontos: uniformidade do gramado, nivelamento, sistema de irrigação e drenagem, tecnologia de plantio, qualidade de corte e preparação pré-jogo, número de funcionários, trabalhos manutenção e maquinário disponível (corte, adubação, pulverização, descompactação). Após a vistoria, o gramado do Maracanã foi muito elogiado e ganhou da entidade o selo “padrão FIFA”.
“Não é fácil terminar uma temporada com 73 jogos e média de um jogo a cada 4,2 dias atendendo com excelência Flamengo, Fluminense e outros clubes que jogaram aqui. Nosso gramado hoje virou referência e é um dos melhores do Brasil”, explicou Severiano Braga, CEO do Maracanã.
Em parceria com a Itograss, que tem uma fazenda em Saquarema, a Gestão Maracanã separou uma área equivalente a quatro campos de futebol, dos quais dois já estão plantados e formados em Bermuda Celebration, que é a grama utilizada no estádio. Caso haja necessidade, poderá ser utilizada para futuras trocas.
“E teremos novidades em breve. Há duas variedades de Bermuda, excelentes para o Maracanã: a Latitude 36 e a Northbridge. Estamos acompanhando os estudos técnicos para a definição de qual delas será a grama do estádio após 2025”, acrescentou Severiano Braga.”