Cristóvão Borges (ao centro) fez um dos gols da vitória do Fluminense sobre o Botafogo-PB em 1980 (Foto: Flu-Memória)

Adversários nesta quarta-feira, no Maracanã, pela segunda fase da Copa do Brasil, Fluminense e Botafogo-PB se enfrentaram apenas quatro vezes na história, com três vitórias tricolores e um empate. Na última vez que estiveram frente a frente, o Flu tinha nomes em seu elenco como Cristóvão Borges, Edinho e Givanildo Oliveira. O comandante era ninguém menos que Mario Jorge Lobo Zagallo.

O jogo em questão foi no dia 3 de maio de 1980, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O Fluminense gahou a partida de 4 a 0. Todos os gols foram no primeiro tempo, marcados por Zezé, Tulica, Robertinho e Cristóvão Borges.

 
 
 

Naquele ano, o Fluminense se classificou para a terceira fase do Brasileiro, mas foi eliminado em seguida. No fim de 1980, foi campeão carioca em cima do Vasco, com gol de falta de Edinho. Zagallo já estava no Cruz-Maltino naquela época e nunca mais treinou o Tricolor, onde havia sido campeão estadual em 1971.

Veja a escalação do Fluminense no último jogo diante do Botafogo-PB: Paulo Goulart, Edevaldo, Tadeu, Edinho e Rubens Galaxe; Givanildo, Cristóvão Borges e Mário Marques; Robertinho, Zezé e Tulica. Entraram Mário Jorge e Delei.