Fluminense é um dos membros da LFF (Foto: Twitter/FFC)

A Rede Globo fará uma redução drástica no valor pago pelo pay-per-view do Campeonato Brasileiro em 2025 se não conseguir fechar com todos os clubes que disputarão a competição, independentemente se foram da Libra ou Liga Forte União – junção da Liga Forte Futebol com o Grupo União (LFU). Isso faz com que o grupo do qual faz parte o Fluminense ganhe força.

Informa a coluna F5 da Folha de S.Paulo que o documento assinado pela Globo com a Libra pelos direitos de transmissão entre 2025 até 2029 apresenta o Premiere como um extra dos R$ 1,3 bilhão fixos a serem pagos para os clubes componentes deste bloco.

 
 
 

Neste contexto, a Globo promete pagar 40% da receita líquida do Premiere sob o que for arrecadado entre a disputa do Brasileirão, geralmente entre abril e dezembro. Hoje, o ppv tem dois tipos de repasses feitos pela Globo: 38% das vendas em TV paga com operadoras como intermediárias (receita bruta); e e 50% do líquido das vendas diretas pelo Globoplay.

Só que, segundo o documento, a quantia prometia só será repassada caso a Globo consiga acordos com os 20 participantes do Campeonato Brasileiro. Hoje, a Libra tem nove equipes na Série A contra 11 da LFU;

Caso não haja acordo com todos, o valor repassado para a Libra será reduzido quase pela metade.

Tal decisão se pauta pelo fato de, atualmente, a emissora ter cerca de 4,5 jogos por rodada com a Libra garantidos para o ano que vem. Ao menos dois serão exibidos na TV aberta por rodada e outros dois na TV por assinatura. Assim, sobra muito pouco para o Premiere e não faz sentido pagar um alto valor por isso.

O grupo da LFU, que além do Fluminense tem Fortaleza, Athletico-PR, Botafogo e Vasco, já deixou claro que não deve vender a exclusividade de seus jogos para a Globo.