Maracanã poderá ter alteração na cor do gramado nos próximos jogos (Foto: Reprodução)

Após a partida do Flamengo com o Unión La Calera (CHI), nesta terça-feira, pela segunda rodada da Libertadores, a gestão do Maracanã (sob o comando dos rubro-negros e do Fluminense) iniciará o processo de plantio de grama de inverno (Reygrass). A medida visa a melhorar as condições do campo. Nos últimos dias, o estádio recebeu uma sequência de quatro jogos.

Tal operação terá a remoção do excesso de material, diminuindo a densidade de grama bermuda (clima quente). A redução do material vegetativo em cortes sucessivos da grama, com maquinário específico, irá facilitar a germinação e o estabelecimento inicial da Reygrass.

 
 
 

Cerca de 500kg de semente, uma fina camada de areia e adubo granulado serão lançados no gramado. Depois da germinação das sementes, o que ocorrerá de quatro a seis dias, terá início a etapa de grow-in: por 14 dias são intensificados os procedimentos de adubações para nutrição da grama e um rápido desenvolvimento com cortes e outras operações para o fechamento do gramado.

Até o décimo quarto dia após a semeadura, com a possibilidade de três jogos oficiais neste período, a coloração do gramado terá uma mudança dia a dia. Entretanto, após 20 dias (previsto dentro da etapa de grow-in), esta diferença já não será mais notada, atingindo um dos objetivos do processo.