(Foto: Mailson Santana/FFC)

O pedido de impeachment do presidente Pedro Abad, que foi protocolado pela oposição no dia 17 de agosto, já começou a ser analisado pelo Conselho Deliberativo do Fluminense. O mandatário do clube foi notificado, na última terça-feira, para apresentar a sua defesa. A Comissão para Assuntos Disciplinares, formada por cinco conselheiros, analisa a questão.

A Comissão para Assuntos Disciplinares foi nomeada por Fernando Leite, presidente do Conselho Deliberativo. Após a manifestação de Pedro Abad, que pode ser escrita ou oral, a comissão elaborará um relatório a favor ou contra o impeachment. Então, uma sessão do Conselho Deliberativo – ainda sem data – votará o parecer.

 
 
 

O Movimento Pró-Flu, grupo político formado por sua maioria de ex-membros da Flusócio, que apoiou o presidente Pedro Abad nas eleições e, anteriormente, Peter Siemsen, divulgou uma nota apoiando o impeachment do mandatário do Fluminense. Além deles, os grupos Unido e Forte, Flu 2050, Flu + e Tricolor de Coração também fazem parte da oposição.

Confira a nota na íntegra: 

Após amplo debate interno e análise, o Movimento Pró-Flu deliberou em plenária sobre o pedido de impedimento do Presidente Pedro Abad.

Sobre esse posicionamento, devemos recordar que, em 18/06/2018, publicamos uma nota conclamando a renúncia do Presidente, por entender que ele havia perdido as condições de se manter na presidência e a legitimidade para colocar o clube de volta no devido rumo. Naquela ocasião, embora reconhecêssemos a péssima condução na gestão do clube em todos seus aspectos – futebol, finanças, social, esportes olímpicos entre outros – entendíamos que “apenas” isso não seria motivo de impeachment, pois não feria necessariamente o estatuto do clube.

Entretanto, passados quase 3 meses desse posicionamento, fica claro que o Presidente, por vaidade e apego a seu cargo e ignorando o que seja o melhor para o clube, não considera a possibilidade de renunciar. Com a incapacidade e paralisia que viraram marca de sua gestão, mergulhou o Fluminense Football Club na maior crise desde os assombrosos anos 90, com exposição diária do clube em manchetes que a torcida tricolor esperava nunca mais ter que ler.

Desde então, também ficou evidente que o Presidente, além da conhecida má gestão, vem gerando vultuosos prejuízos ao FFC, sejam financeiros sejam à imagem da instituição. O episódio da desastrosa e amadora dispensa de jogadores sem que se pagassem os acordos judiciais celebrados, gerando multas milionárias ao clube, é um exemplo emblemático de prejuízo tanto à imagem quando ao patrimônio do Fluminense. Entendemos que este e diversos outros motivos que estão listadas no pedido de impedimento e já amplamente veiculadas são suficientes para o impedimento do Presidente, conforme Seção III – Do Impedimento, Capítulo IX – Do Presidente, do Estatuto Social do FFC:

Art. 53 – São motivos para pedir o Impedimento do Presidente do Clube:
c) Ter ele acarretado, por ato ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Clube;

Desta forma, o Movimento Pró-Flu torna público o seu apoio ao pedido de impedimento do Presidente Pedro Abad.