Fred foi o nome do campeonato e do jogo do título (Foto: Nelson Perez - FFC)

Em 11 de novembro de 2012, o Fluminense conquistava seu quarto título do Campeonato Brasileiro. o título veio após uma vitória de virada por 3 a 2 sobre o Palmeiras, na 35ª rodada da competição. O gol do título foi de Fred, craque do torneio daquele ano.

Com o resultado positivo na 35ª rodada , o time de Abel Braga chegou aos 76 pontos e se tornou tetracampeão brasileiro. Ao todo, o Tricolor registrou 77 pontos, com 22 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas. Um aproveitamento de 67%.


Com o resultado positivo, o time de Abel Braga chegou aos 76 pontos e se tornou tetracampeão brasileiro. Ao todo, o Tricolor registrou 77 pontos, com 22 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas. Um aproveitamento de 67%. Fred embalou o Fluminense na conquista do Brasileiro de 2012. O atacante marcou 20 gols na competição e não só foi o artilheiro da equipe como também da competição.

A disputa do título daquele ano foi contra o Atlético-MG e teve seus momentos eletrizantes, como na épica vitória do Galo por 3 a 2 num jogo de cinco gols na etapa final. Mas, mesmo àquela altura, o Flu era líder disparado do certame e a derrota não assustou o Tricolor, que conquistou o Campeonato rodadas depois, com três jogos de antecedência.

ELENCO DO FLUMINENSE NO BRASILEIRÃO 2012
Goleiros:
Ricardo Berna; Diego Cavalieri,

Zagueiros: Gum, Leandro Euzébio, Digão, Anderson,

Laterais: Bruno, Carlinhos, Wallace, Carleto, Jean, Igor Julião,

Volantes: Edinho, Diguinho, Valencia;

Meias: Thiago Neves, Wagner, Deco;

Atacantes: Fred, Wellington Nem, Marcos Júnior, Rafael Sóbis, Michael, Samuel;

Técnico: Abel Braga

Time base:
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga