O Ibope/Repucom divulgou um levantamento demonstrando a forma como a crise econômica teve impacto nos patrocínios aos clubes da elite do futebol brasileiro, em 2017. Grandes times apostaram na estratégia de contratos de patrocínio de curta duração, ou patrocínios pontuais e, às vezes, de apenas um jogo, estratégia geralmente usada por clubes de menor expressão.

O especialista em Direito Desportivo Rafael Carneiro, demonstra o alto número de patrocínios na Série A em 2017 e fala sobre a consolidação de alguns patrocinadores:

 
 
 

– Foram 87 patrocinadores diferentes a expor suas marcas nos uniformes dos 20 times da série A, sendo 23 neste formato e apenas 10 patrocinadores master. A Caixa foi o grande mecenas, exercendo papel similar ao da Coca Cola, no Brasileirão de 1987, a Copa União. No ano passado, a Caixa só deixou de estampar as camisas de Chapecoense, Fluminense, Grêmio, São Paulo e Palmeiras. O grande destaque, no entanto, foi o campeão do ano anterior, o Palmeiras, que consolidou sua parceria com a Crefisa como a mais valiosa desde que em 1982 o Conselho Nacional de Desportos começou a autorizar a publicidade nos uniformes – explica

O especialista fala também sobre os riscos de grandes patrocínios tornarem o clube extremamente dependente, como já aconteceu com outros clubes que chegaram a depender tanto de apenas um patrocinador e com a saída, o clube demorar a se reerguer financeiramente. Como foi o caso do próprio Palmeiras com a Parmalat e do Fluminense com a Unimed.

– Se o clube se escora no patrocinador e deixa passar a oportunidade para se estruturar, essa é a tendência. Não parecia o caso do Palmeiras, cujo presidente atual anunciou que pagaria todas as dívidas do clube até o final deste ano, inclusive R$ 200 milhões emprestados pelo presidente anterior. Mas a Receita Federal impôs mudanças no formato da parceria, que levaram o clube a reconhecer uma dívida de R$ 120 milhões com a Crefisa pela compra de jogadores. Por isso, o Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) do clube já manifestou preocupação quanto aos novos termos do contrato com a patrocinadora – explica Rafael Carneiro.