(Foto: Maílson Santana/FFC)

O nadador Ícaro Ludgero pode ser o primeiro atleta do Fluminense a garantir vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A partir desta segunda-feira (19/04), Ícaro disputa a Seletiva Olímpica Brasileira de Natação, no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro, e tentará a classificação em quatro provas: nos 200m e 400m medley e nos 100m e 200m borboleta.

Ao todo, 103 atletas estão inscritos na competição. Nas provas individuais, estarão classificados os campeões e vice-campeões de cada disputa, desde que obtenham o índice A estabelecido pela Federação Internacional de Natação. Valerão apenas os índices feitos na Final A.

 
 
 

– Minhas principais provas, as que tenho mais chances de classificação, são os 200m e 400m medley. Os 100m e 200m borboleta são provas secundárias que vamos aproveitar o descanso para tentar tempos bons e, no futuro, começar a pensar nessas provas – afirmou o atleta tricolor.

No Troféu Brasil, em dezembro de 2020, Ícaro faturou a medalha de prata nos 200m e 400m medley apesar de ter os treinamentos interrompidos devido ao isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. O atleta acredita que chega mais bem preparado para a Seletiva.

– Nadei razoavelmente bem no Troféu Brasil e tive bons resultados pelo tempo de treinamento. Este ano já estou bem adaptado, com uma evolução de treino grande. Nessa segunda paralisação o Fluminense me deu um suporte muito bom, as medidas restritivas não incluíam o esporte de alto rendimento, então não precisei parar de treinar. Estou bem, com a cabeça muito boa e bem confiante. Sei que não vai ser nada fácil, não estou entre os favoritos, mas tenho chance nos 200m e 400m medley. Acredito que um pouco mais de chance nos 200m medley. Tenho que nadar super bem, sem nenhuma margem de erro, para conseguir essa vaga – finalizou Ícaro.