Visitantes da Sala de Troféus do Fluminense, nas Laranjeiras, têm mais um atrativo: um Espaço Literário com itens disponíveis para pesquisa. No acervo, além de dezenas de livros sobre o Fluminense, há coleções das revistas do Fluminense, Placar e Manchete Esportiva. Iniciativa do Flu-Memória, o espaço foi viabilizado pela Liga Retrô, parceira comercial do clube, e concebido pelo escritório de arquitetura Flavio Hermolin e Flavio Bassan.

– Esse era uma demanda antiga de sócios e torcedores. Agora pesquisadores, historiadores, jornalistas e cineastas, que procuram o Flu-Memória regularmente, terão um espaço para as pesquisas. Todos os livros são de propriedade do clube e não podem ser retirados do ambiente – disse Dhaniel Cohen, do Flu-Memória, que foi complementado pelo arquiteto Flavio Hermolin:

– Um projeto de um Espaço Literário numa área que estava pouco utilizada. Resolvemos ocupar o espaço com a concepção de aproveitar as duas curvas, a da edificação e do piso. A mesa oval acompanha essas curvas. As cores madeira com branco harmoniza com a Sala de Troféus, predominantemente branca.

O espaço está aberto para autores de livros dedicados ao Fluminense que quiserem doar um exemplar. O local funcionará no período em que a Sala de Troféus está aberta ao público.