A convite do site Lancenet, o jornalista francês Nicolas Stival fez uma análise da passagem de William Matheus pelo Toulouse. O profissional do ” 20 Minutes”, sucursal de Toulouse, revelou que o novo reforço para a lateral esquerda do Fluminense conviveu com lesões na Europa, mas quando esteve em campo rendeu. Veja:

“Nas duas temporadas em que defendeu o Toulouse, William Matheus atuou em 24 jogos pela Liga Francesa. Ele sofreu muito com as lesões. Para se ter ideia, chegou a ficar fora dos gramados por seis meses – entre agosto de 2014 e fevereiro de 2015 – por causa de um problema no joelho. Se recuperou, mas ainda em 2015 parou mais dois meses por causa de uma hérnia.

 
 
 

Quando conseguiu estar em campo, o lateral-esquerdo fez bons jogos, sempre se destacando pela velocidade. Mas a verdade é que ele nunca conseguiu tornar-se um titular indiscutível. Quando o treinador Pascal Dupraz chegou em março de 2016 para evitar o rebaixamento iminente, uma da primeiras coisas que ele fez foi colocar Matheus na reserva. Desde então o brasileiro jamais voltou a ser relacionado. O mais curioso foi que sem ele em campo, o Toulouse, estacionado na penúltima colocação, conseguiu a reação e recuperou-se milagrosamente, escapando do rebaixamento.
Por isso, não é surpreendente ver o Toulouse querer livrar-se do jogador. Afinal, o treinador Pascal Dupraz quer trabalhar com um elenco bem mais reduzido para a temporada e não conta com o brasileiro, pois já tem para a posição da lateral esquerda com o suíço François Moubandje – jogador da seleção de seu país.”