Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

O Fluminense empatou com o Argentinos Juniors, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da Libertadores, mas perdeu sua grande estrela para o jogo da volta. Expulso em um lance forte, Marcelo está automaticamente suspenso. O Tricolor tentará reverter, mas o lateral-esquerdo pode pegar um gancho até maior.

De acordo com o portal Trivela, em conversas com fontes jurídicas e esportivas, a reportagem apurou, entretanto, que o pleito do Flu é por uma audiência “de urgência” com a Conmebol. Os clubes têm um prazo de cinco dias para a defesa, mas caso aguardasse esse período, não haveria tempo hábil para liberá-lo antes do jogo da volta.

 
 
 

As questões jurídicas da entidade máxima do futebol sul-americano são um pouco diferentes em relação, por exemplo, ao futebol brasileiro.

A Conmebol possui uma Unidade Disciplinar — similar ao STJD brasileiro, mas menos midiático —, e a cada expulsão, decide pela pena em uma audiência virtual, sem a presença de advogados. Ainda assim, os atletas e clubes têm direito à defesa garantido.

Em casos similares ao de Marcelo, entretanto, em que o jogador recebe o cartão vermelho de maneira direta e com conferência do árbitro de vídeo, a punição pode ser maior.