Grupo pede transparência no Fluminense (Foto: Mailson Santana/FFC)

No próximo dia 11 de maio, o Estádio das Laranjeiras, que foi o berço do futebol brasileiro e a primeira casa da Seleção Brasileira, completará 100 anos. Por conta de sua relevância para o futebol brasileiro, o portal LANCE tem feito a série “Laranjeiras 100 anos”, reunindo diversas histórias, fatos e curiosidades que vão servir para homenagear e reconhecer toda a importância do local para o esporte e sociedade.

Berço do futebol brasileiro, as Laranjeiras foi a primeira casa da Seleção Brasileira. A casa do Fluminense foi palco da primeira partida, do primeiro gol e do primeiro título da história da Canarinho. A estreia da Seleção aconteceu no dia 21 de julho de 1914, com cerca de três mil espectadores, que acompanharam a vitória de 2 a 0 sobre o Exeter City (ING).

Cinco anos depois, o Fluminense construiu arquibancadas e melhorou a estrutura do local. Durante 13 anos, entre 1919 e 1932, o estádio das Laranjeiras recebeu 18 jogos da Seleção Brasileira, com 13 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota, com 51 gols marcados e 16 sofridos.

Em 1919, a Seleção Brasileira conquistou o primeiro título oficial. A sede do Fluminense foi o palco do Sul-Americano. Na final, realizada no dia 29 de maio, cerca de 20 mil presentes estiveram presentes para ver o primeiro título da Canarinho.