(Foto: Photocamera)

Campeão brasileiro em 2010 pelo Fluminense, o meia Tartá concedeu uma entrevista exclusiva ao NETFLU e comentou sobre diversos assuntos ligados à sua passagem pelo Tricolor. O atleta revelou que ainda sonha com um possível retorno ao clube que o revelou para o futebol, relembrou o tricampeonato nacional e ainda falou da possível volta de Fred. Confira, na íntegra, o bate-papo com a cria de Xerém:

NF: Você era o camisa 10 do time sub-20 do Flu. Apesar de algumas boas partidas nos profissionais porque não conseguiu ser aquele meia de criação que foi na base?

 
 
 

T: Na época que subi havia um grande patrocinador e grandes nomes no elenco. Atletas renomados. Só de fazer parte daquele plantel já era uma grande vitória para um jogador da base. Devido ao poder aquisitivo do clube, era difícil até subir aos profissionais.

NF: Que tipo de sentimento nutre pelo Fluminense hoje?

T: Eu tenho um grande respeito e admiração pelo clube. Passei muitos anos da minha vida lá dentro, vestindo e defendendo o escudo. Agradeço por tudo o que o Fluminense me proporcionou.

NF: Sonha em algum dia voltar ao clube, mesmo que seja na condição de dirigente ou numa função diferente da de atleta de futebol?

T: Bom, o Fluminense é a minha casa. Ainda visito o clube, encontro os profissionais. Sou muito bem tratado por todos e recebo este carinho de torcedores. Seria algo incrível se viesse acontecer de voltar pra lá.

NF: Como está no Boavista, volta e meia enfrenta o Fluminense. Tem um gostinho diferente encarar o Flu?

T: No Boavista meu contrato acabou. E com este caos que estamos enfrentando não sabemos o que vai ser. Agora, jogar contra o Fluminense nunca é normal, sempre tem uma sensação de estranheza . Porém sou profissional. Chegamos a vencer o Fluminense neste Carioca, mas depois ganhei até presente da diretoria com materiais do clube. Lá dentro de campo preciso defender os interesses do clube do qual eu esteja vestindo a camisa.

NF: Tinham muitos jogadores com passagem pelo Fluminense no Boavista. Uma legião de ex-tricolores. Em algum momento no clube vocês faziam resenhas citando essa coincidência?

T: Sim. Sem dúvida durante a semana acabávamos nos tocando que havia vários atletas com passagem pelo Fluminense. Isso ajudou um pouco no entrosamento. Todos tinham tido passagens por time grande e sabíamos o que tinha de ser feito lá dentro de campo.

NF: Xerém é tratado pela mídia e opinião pública como uma das maiores fábricas de talento do país. Isso, pra quem está subindo, que foi o seu caso, acaba colocando uma pressão extra nos jogadores?

T: Acredito que não. Realmente os profissionais de Xerém são muito bons na preparação de atletas e o jogador chega ao profissional preparado. É como se fosse um selo de qualidade mesmo (risos).

NF: Muita gente não lembra, mas você esteve em campo naquele Fluminense x Argentinos Jr, que terminou 4 a 2 para o Tricolor, garantindo uma classificação heroica à fase seguinte da Libertadores. Lembra do jogo e toda confusão? Como reagiu?

T: Entrei durante a partida. Ninguém acreditava na possível classificação, mas fomos lá e fizemos uma partida segura que no final acabou com aquela tremenda covardia dos jogadores e staff do clube argentino, como sempre acontece quando eles acabam derrotados. Nos defendemos dentro do possível. Graças a Deus ninguém saiu com um prejuízo tão grande, mas foi uma guerra que poderia ter terminado em uma tragédia.

NF: Você também fazia parte do elenco campeão do Brasileirão de 2010 e vice da Libertadores em 2008. Qual dois dois times era o melhor?

T: Eu tive a maior tristeza em 2008 e a oportunidade de ter a alegria de ser campeão pelo clube em 2010 . Difícil dizer qual dos dois times é o melhor. Eu particularmente sou fã dos atletas de 2008, mas fico com o elenco de 2010 pelos atletas de peso que tinham no elenco.

NF: Aprova a possível volta de Fred ao Fluminense?

T: O Fred e um ídolo. Está na hora desse retorno. Já tive a oportunidade de trabalhar com ele e sei o peso desse jogador não só em campo, mas no vestiário. É um líder nato. Eu torço para vê-lo novamente no clube

NF: Para fechar, você acha que o Fluminense pode conseguir beliscar algum título nesta temporada?

T: Sem dúvida que sim! Está tendo um bom início. Com mais esse retorno do Fred, o elenco fica ainda mais forte para ir em busca de títulos.