Libertadores 2023 terá clubes tradicionais, estreantes e um retorno; Veja os classificados

Resta apenas a definição de dois colombianos

A edição 2023 da Copa Libertadores da América reserva fortes emoções para o torcedor do Fluminense, que não terá de encarar novamente a famigerada fase inicial, chamada de “pré” no Brasil. O Tricolor está classificado para a fase de grupos na competição que terá muitos times tradicionais, alguns estreantes de nomes esquisitos e um retorno após quase quatro décadas.

Todos os representantes do Brasil já são conhecidos. Além do Fluminense, o campeão brasileiro Palmeiras, o campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, Flamengo, Internacional, Corinthians, Athletico, Atlético-MG e Fortaleza são os outros participantes.

 
 
 

Em comparação com os classificados deste ano, o futebol brasileiro terá um representante a menos. Saem o Bragantino e o América-MG, entra o vice-campeão Internacional. Todos os demais participaram da edição de 2022.

Da Argentina estão garantidos os tradicionais Boca Juniors, River Plate e Racing que, somados, têm 11 Libertadores. Completam o sexteto, o Argentinos Juniors, campeão em 1985, Huracán e o estreante Patronato. O modesto clube da cidade de Paraná foi o campeão da Copa Argentina, correspondente a Copa do Brasil.

O Uruguai não terá o tradicional Peñarol, mas seu maior rival, o Nacional, marcará presença. O Liverpool, adversário do Fluminense na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2017, está garantido. Completam a lista dois clubes de menor investimento, também estreantes em Libertadores: Deportivo Maldonado e Boston River. Os dois, curiosamente, possuem cores similares a do Flu (ver no quadro abaixo).

O Chile também terá novidades. O Colo-Colo, vencedor da “Liberta” de 1991, é o nome de maior destaque. Os outros são dois estreantes de nomes curiosos – Ñublense e Curicó Unido – e o também desconhecido Magallanes, que disputou sua última Libertadores em 1984.

Resta apenas a definição dos dois últimos classificados da Colômbia. Atlético Nacional, bicampeão da Libertadores, e Millonarios conseguiram vaga. Veja abaixo os 45 dos 47 classificados para a Copa de 2023:

Brasil: FLUMINENSE*, Palmeiras*, Internacional*, Corinthians*, Flamengo*, Athletico*, Atlético-MG e Fortaleza 
Argentina: Boca Juniors*, River Plate*, Racing*, Argentinos Juniors*, Patronato* e Huracán
Equador: Aucas, Independiente Del Valle*, Barcelona, Universidad Católica e El Nacional
Uruguai: Nacional*, Liverpool*, Deportivo Maldonado e Boston River
Bolívia: Bolívar*, The Strongest*, Always Ready e Nacional Potosí
Paraguai: Libertad*, Olimpia*, Cerro Porteño e Nacional
Colômbia: Atlético Nacional* e Millonarios (restam duas vagas)
Chile: Colo-Colo*, Ñublense*, Curicó Unido e Magallanes
Peru: Melgar*, Sporting Cristal, Alianza Lima* e Sport Huancayo
Venezuela: Zamora, Metropolitanos*, Monagas* e Carabobo

*fase de grupos