Clubes se articulam para organizar o Brasileiro (Foto: Divulgação - CBF)

Uma reunião virtual na próxima quinta-feira promete acelerar questões para a fundação da liga dos clubes, que tem como intenção organizar o Campeonato Brasileiro nas Séries A e B. Serão votadas as regras de poder dentro da entidade e qual modelo empresarial de inspiração e outras ligas. O objetivo é resolver o máximo que der para ter um estatuto pronto visando ao próximo encontro, no início de agosto.

Advogados já prepararam um estudo sobre como funcionará o bloco.

Tais pontos serão votados: 1) tipo societário 2) o objeto da liga 3) quais serão os orgãos deliberativos, isto é, as esferas de poder 4) quantos serão os membros em cada um destes órgão 5) O que cada órgão vai fazer.

Os envolvidos definirão também se os clubes das Séries A e B terão mesmo peso de voto ou se haverá diferenciação. Também buscarão definição se a liga funcionará como uma sociedade anônima ou associação civil. Na primeira opção há maior transparência e possibilidade de investimento. O segundo modelo se assemelha ao que as agremiações esportivas já são normalmente (entidades sem fins lucrativos).

Questões financeiras sobre divisão do dinheiro e comercialização da liga devem ficar para depois. Modelos de liga de fora já foram pesquisados neste sentido.