Medida terá impacto nas receitas dos clubes com bilheteria (Foto: Rafael Ribeiro - CBF)

Aconteceu na última terça-feira a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro. No encontro, informa o site Uol, houve racha entre os clubes por conta da disputa relacionada à Liga para 2025. De um lado ficaram os representantes da Libra e de outro os da Liga Forte Futebol (LFF), da qual faz parte o Fluminense.

O debate ocorreu principalmente por conta da formação de comissão de clubes. No Conselho, vota-se a formação de uma comissão nacional de agremiações da CBF para ser um órgão consultivo da entidade. Durante a reunião, Julio Casares, presidente do São Paulo, sugeriu cinco para constituir o grupo: Cruzeiro, Flamengo, Corinthians, Bahia e Grêmio.

 
 
 

Todos esses são da Libra, na qual o Tricolor Paulista está filiado. Isso, claro, deixou contrariados os representantes da LFF, que pediram uma mistura dos dois grupos na comissão. A reivindicação foi feita pelo América-MG.

A discussão, ainda de acordo com o portal, foi educada, mas infrutífera. Sem entendimento, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, saiu da sala de reuniões para deixar os clubes decidirem.

Depois de muito debate, decidiu-se levar à votação. A Libra tem mais representantes na Série A, com 11 (do total de seus 18 filiados). A LFF tem nove do seu total de 26.

A votação, sem surpresas, terminou 11 a 9 em favor da Libra, justamente o placar da diferença entre os grupos. Assim, ficaram confirmados todos os clubes da Libra dentro da comissão de clubes.

A coluna do Rodrigo Mattos, do Uol, ouviu alguns dirigentes que lamentaram a divisão entre os grupos, numa sinalização clara do pouco entendimento para a formação de uma liga única. Existe esperança disso ser contornado no futuro, mas não é o cenário que se mostra no momento.