Na tarde deste domingo, no Itaquerão, o Fluminense entrou em campo pela última vez nesta temporada para enfrentar o Corinthians e, com uma atuação quase irretocável do atacante Evanilson, criado nas divisões de base de Xerém, venceu por 2 a 1 e confirmou sua vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. O artilheiro do sub-20 marcou os dois gols ainda no primeiro tempo e deu a vitória ao Tricolor. “Gustagol” diminuiu para o time da casa.

Logo no começo do jogo, o Fluminense já mostrou que não faria corpo mole e que buscaria a vitória para carimbar a vaga na Sul-Americana. Mantendo sua característica de ficar com a bola, trocar passes em velocidade e tentar buscar o espaço, o Tricolor era melhor e parecia mais interessado do que o Corinthians, fazendo valer do vigor físico e da juventude de sua equipe para abafar o time da casa.

 
 
 

E a superioridade tricolor se traduziu no placar logo aos 7 minutos. Yuri deu passe pelo alto e achou Nenê sozinho dentro da grande área. O meia cruzou rasteiro para o garoto Evanilson chegar batendo de primeira, se antecipando ao zagueiro Marllon, para fazer 1 a 0 para o Time de Guerreiros. Mesmo na frente, o Tricolor, a fim de jogo, continuou impondo o seu ritmo e ganhando todas as segundas bolas no meio-campo.

O segundo gol não demorou a sair. Aos 27, brilhou novamente a estrela de Xerém. Em bate rebate dentro da área, a zaga paulista cortou mal e a bola sobrou para Evanilson, que deu um tapa com categoria no ângulo do goleiro Cássio. Um golaço! 2 a 0 Fluzão! Na volta para a segunda etapa, para dar uma resposta ao torcedor, o time da casa tentou sair mais e correr atrás do resultado adverso.

O Flu passou a ter mais espaços para contra-atacar. Gilberto quase fez o terceiro em jogada com Evanilson, mas Cássio defendeu e jogou para escanteio. Só que aos 17 minutos, em cruzamento de Lucas Piton da esquerda, “Gustagol” subiu com Igor Julião e não teve dificuldades para tocar de cabeça para o fundo de gol e diminuir o marcador: 2 a 1.

Com o placar próximo, o Corinthians começou a gostar do jogo e os minutos finais foram de pressão do time da casa. No entanto, o Time de Guerreiros conseguiu segurar o resultado positivo e, ao apito final, comemorou a confirmação da vaga na Copa Sul-Americana de 2020. O Fluminense encerra o Brasileirão em 14º lugar, com 46 pontos conquistados, e com esperanças de um 2020 melhor e à altura das tradições do clube.

O Fluminense foi para o jogo com: Marcos Felipe; Gilberto, Luccas Claro, Nino e Igor Julião; Yuri, Caio Henrique, Daniel (Miguel 00’/2ºT) e Nenê; Marcos Paulo (Wellington Nem 40’/1ºT) e Evanilson (Pablo Dyego 38’/2ºT).