Ex-nadadora do Fluminense, Cândida Gandolpho teve uma carreira extensa e vitoriosa no Tricolor e completa 100 anos de vida nesta segunda-feira. A ex-atleta é nascida na cidade de Baião, interior do Pará, e começou sua trajetória no Flu na década de 1950, colecionando títulos até sua aposentadoria, em 2010.

Cândida foi considerada uma das melhores nadadoras do país na modalidade peito. Quebrou oito recordes mundiais e recebeu o título de cidadã honorária do Rio de Janeiro e a Comenda do Estado do Pará. Em entrevista, Claudia, filha de Cândida, falou sobre a mãe.

 
 
 

– Cândida ama a natação e o Fluminense. Com gratidão pelas oportunidades que o esporte lhe proporcionou, nadou plenamente, sempre com muita dedicação e jovialidade até os seus 90 anos. Competiu e vivenciou com suas amigas muitas emoções, alegrias e lembranças de viagens inesquecíveis. Hoje, aos 100 anos, continua nos ensinando através de sua existência e força, nos dando oportunidade para nos tornarmos pessoas melhores, quando retribuirmos um pouquinho, todo amor, generosidade e dedicação que recebemos ao longo da vida – disse.