Fred fez história pelo Fluminense (Foto: Ricardo Ayres - Photocamera)

Um dos maiores ídolos da história do Fluminense, Fred, se não houver qualquer imprevisto de última hora, alcançará uma marca para lá de expressiva na noite desta quarta-feira. Quando entrar em campo para enfrentar o Goiás, chegará ao 300º jogo com a camisa do Tricolor das Laranjeiras.

O atacante está em sua segunda passagem no Flu. O site GE listou os dez jogos mais marcantes do camisa 9 pelo clube até o momento. Confira:

1) Estreia com gols e profecia
15/03/2009 – Fluminense 3 x 1 Macaé (Carioca) – 2 gols


Contratado junto ao Lyon, da França, Fred chegou ao Fluminense cercado de euforia da torcida como uma das maiores aquisições da história do clube. E a grande expectativa por sua estreia foi recompensada. O camisa 9 fez logo dois gols em sua primeira vez com a camisa tricolor, cumprindo a profecia do pai, Juarez, e iniciando em grande estilo o que se tornaria uma grande história pelo clube.

2) Jogo-chave da arrancada contra o rebaixamento
01/11/2009 – Cruzeiro 2 x 3 Fluminense (Brasileirão) 2 gols

Restavam seis jogos para o fim do Brasileirão de 2009, e o Fluminense, mesmo já ensaiando uma reação, não conseguia deixar a lanterna da competição. No Mineirão, o Tricolor viu o Cruzeiro, que brigava na parte de cima da tabela, abrir 2 a 0 no 1º tempo, com direito a pênalti perdido. Tudo mudou depois do intervalo. Liderado por Fred, o Flu conseguiu uma improvável virada no 2º tempo. Em respeito ao clube que o formou, o atacante não comemorou seus dois gols. Mas a torcida tricolor vibrou demais. Com a vitória, saiu da lanterna. Foi o jogo-chave na luta contra a degola. Dali em diante, o time não perdeu mais e conseguiu a histórica arrancada contra o rebaixamento.

3) Jogo marcante no título de 2010
21/11/2010 – São Paulo 1 x 4 Fluminense (Brasileirão) – 1 gol


Em razão de lesões, Fred ficou fora de boa parte do Brasileirão 2010 e não foi protagonista do título. Mas voltou a tempo de deixar sua marca em um jogo crucial. Na antepenúltima rodada, o camisa 9 fez um dos gols da goleada sobre o São Paulo no Morumbi. O resultado colocou o Fluminense na liderança para não sair mais.

4) Classificação improvável e pancadaria na Argentina
20/04/2011 – Argentinos Jrs. 2 x 4 Fluminense (Libertadores) – 2 gols


Após oscilar na fase de grupos da Libertadores de 2011, o Fluminense precisava vencer o Argentinos Juniors na Argentina na última rodada, e por dois gols diferença, para se classificar às oitavas de final. Em um jogo tenso e de seis gols, Fred balançou a rede duas vezes. A segunda aos 43 do 2º tempo, para decretar a heroica classificação. No fim da partida, os jogadores adversários partiram para a briga e houve confusão generalizada no gramado.

5) Quatro gols em um mesmo jogo
16/11/2011 – Fluminense 5 x 4 Grêmio (Brasileirão) – 4 gols

Fazer um hat-trick já é um feito raro, agora imagine fazer quatro gols no mesmo jogo? Em uma partida com três viradas, Fred castigou o Grêmio de tudo quanto é jeito: de cabeça, de pênalti, com a bola rolando e no rebote. Um resultado que manteve o Fluminense na briga pelo título daquele ano.

6) Fim de invencibilidade do Boca na Bombonera
07/03/2012 – Boca Juniors 1 x 2 Fluminense (Libertadores) – 1 gol


O Boca Juniors estava invicto há 36 jogos e tinha a seu favor uma Bombonera lotada. Mas, acostumado a feitos improváveis, o Fluminense pôs fim à sequência com uma grande vitória por 2 a 1. Fred, inspirado, abriu o placar, e Deco garantiu o triunfo

7) Título carioca com gol de bicicleta
06/05/2012 – Fluminense 4 x 1 Botafogo (Carioca) – 1 gol


O título carioca de 2012 só poderia ser assegurado no segundo jogo, mas na prática foi a primeira partida da final que decidiu e foi a mais marcante da conquista. Em uma das grandes exibições do melhor Fluminense deste século, o time goleou o Botafogo por 4 a 1, com direito a um golaço de bicicleta de Fred que abriu a porteira no antigo Engenhão.

8) O jogo do gol mais bonito do Brasil
30/09/2012 – Flamengo 0 x 1 Fluminense (Brasileirão) – 1 gol


E Fred estava mesmo inspirado em 2012. Meses depois, fez mais um golaço em um clássico. Este gol ainda mais bonito. Um plástico voleio para decidir o Fla-Flu na campanha do tetra brasileiro. Gol eleito pelos torcedores como o mais bonito da história entre clubes brasileiros, em enquete feita pelo ge.

9) O jogo do tetra brasileiro
11/11/2012 – Palmeiras 2 x 3 Fluminense (Brasileirão) – 2 gols


O fantástico ano de Fred em 2012 teve um desfecho grandioso para o atacante e para o torcedor do Fluminense. Artilheiro do Brasileirão, o camisa 9 fez dois gols e participou do outro na vitória sobre o Palmeiras que decretou o tetracampeonato tricolor. “É o dono do gol, o dono da bola, o dono do campeonato, o dono do título! Fred, artilheiro, capitão. Sempre ele, sempre Fred”, resumiu bem Galvão Bueno na narração do gol da conquista.

10) O primeiro gol no retorno
29/08/2020 – Fluminense 2 x 1 Vasco (Brasileirão) – 1 gol


A história de Fred e Fluminense, que parecia ter se encerrado de forma melancólica em 2016, ganhou novos capítulos com a volta do ídolo em 2020. Já com 37 anos, completados nesta semana, o veterano atacante tem tido números e atuações discretas em seu retorno. Mas o primeiro gol será lembrado para sempre. Uma pancada de fora da área para dar a vitória ao Flu no clássico contra o Vasco pelo Brasileirão.