Marcelo e Douglas Costa já jogaram Copa juntos pela seleção (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Sexto reforço confirmado oficialmente pelo Fluminense, Douglas Costa, de 33 anos, reencontrará no clube seis jogadores com quem já atuou junto. O atacante, que já trabalha no CT Carlos Castilho, cruzou com o caminho de Ganso, Marcelo e Renato Augusto na seleção, conforme lembra reportagem do site ge. Além disso, foi parceiro de Diogo Barbosa e Thiago Santos no Grêmio. Mais recentemente, atuou com Calegari no Los Angeles Galaxy.

O portal enumerou as ocasiões em que Douglas Costa, cujo contrato assinado com o Fluminense vai até julho de 2025, esteve com outros jogadores do elenco:

 
 
 

Ganso – Mundial Sub-20 de 2009
O camisa 10 do Fluminense e o futuro atacante tricolor foram vice-campeões mundiais em 2009. Estando no Santos e Grêmio, respectivamente, Paulo Henrique Ganso e Douglas Costa estiveram presentes na final do Mundial Sub-20 daquele ano, quando o Brasil perdeu para Gana nos pênaltis após empatar em 0 a 0 no tempo regulamentar, mesmo com um a mais desde os 37 minutos do primeiro tempo.

Ganso e Douglas Costa marcaram um gol naquela campanha invicta do Brasil, justamente na mesma partida: 3 a 1 contra a Austrália no último jogo da fase de grupos. Na decisão com os africanos, Douglas foi a segunda substituição do técnico Rogério Lourenço e entrou no lugar de Ganso aos 19 do segundo tempo.

Marcelo e Renato Augusto – Eliminatórias e Copa do Mundo de 2018
Seis anos depois da derrota para Gana, Douglas Costa passou a ser convocado para a seleção principal do Brasil – quando já havia saído do Shakhtar Donetsk e estava no Bayern de Munique de Pep Guardiola. A partir das eliminatórias para a Copa do Mundo daquele ano, ainda com Dunga no comando, Douglas Costa treinou com os camisas 12 e 20 do Fluminense.

Quando Tite assumiu a seleção brasileira, continuou convocando o trio que hoje atua na equipe de Fernando Diniz. Tanto que levou os três para a Copa do Mundo de 2018. Eles estiveram em campo na derrota brasileira para a Bélgica, por 2 a 1, apenas com Marcelo sendo titular e ficando os 90 minutos.

Diogo Barbosa e Thiago Santos – Grêmio de 2021
Na volta ao Brasil, Douglas Costa retornou justamente para o clube que o revelou. Na conturbada passagem pelo Grêmio, conviveu com Diogo Barbosa e Thiago Santos e terminaram o ano com o rebaixamento do clube gaúcho.

Dos 28 jogos que fez quando voltou para Porto Alegre, Douglas Costa atuou com Diogo Barbosa 12 vezes, mas participou de 20 partidas junto de Thiago Santos. Até então, havia sido a única temporada em que estiveram no mesmo elenco.

Calegari – Los Angeles Galaxy 2023
Na segunda temporada de Douglas Costa nos Estados Unidos, um moleque de Xerém foi emprestado pelo Flu para atuar na lateral direita da equipe americana. Lucas Calegari viajou para a cidade de Los Angeles no início da temporada passada e encontrou o atacante compatriota no clube e aproveitou para postar com o novo companheiro de vestiário.

Os dois atuaram juntos em 16 partidas, mas Calegari rompeu ligamento do joelho e perdeu o fim da temporada nos Estados Unidos. Agora, se verão com frequência no Centro de Treinamento Carlos Castilho.