O Fluminense se prepara para a eleição presidencial, que será antecipada de novembro para este primeiro semestre. O presidente Pedro Abad planeja marcar o pleito para o dia 4 de maio e a tendência é que os últimos detalhes sejam definidos nesta semana. O principal deles é a organização com Fernando César Leite, presidente do Conselho Deliberativo do clube.

Em entrevista ao NETFLU, Fernando comentou sobre o processo da mudança do estatuto, a demora para obter os documentos necessários e os próximos procedimentos para a eleição que definirá o novo presidente do Fluminense para os três anos e meio seguintes.

 
 
 

Confira a entrevista com o presidente do Conselho Deliberativo na íntegra:

NETFLU: Abad já recebeu os documentos para convocar as eleições. Ele já conversou com você?

Fernando César Leite: Eu soube pela imprensa que todos os documentos necessários foram obtidos e o Abad ainda não falou nada comigo. Mas estarei com ele nesta semana. Vou marcar com ele amanhã ou quarta, mas não tenho certeza do dia ainda.

NF: Quais são os procedimentos a partir de agora?

FC: Eu só posso prosseguir com alguma coisa depois que ele convocar, mas eu acho que para fazer uma eleição democrática e transparente tem que ter no mínimo 45 dias de antecedência para as chapas fazerem suas campanhas.

NF: Existe a possibilidade de judicialização das eleições?

FC: Como eu vou saber se alguém vai judicializar? Já existe uma ação. Não foi julgada o mérito ainda, mas está tramitando. Foi pedido lá atrás uma tutela de urgência que foi negada para suspender uma Assembleia Geral, porque de acordo com a justiça, não havia direito, mas expectativa de direito, já que não havia eleição marcado. Vamos ver o que pode acontecer agora. Se alguém se sentir prejudicado com a antecipação, vai procurar o judiciário.

NF: Essa demora para conseguir os documentos necessários te surpreendeu?

FC: Eu acho que quem tinha expectativa estava com pressa pela eleição. Quem quer fazer estatuto novo, tem que cumprir toda a burocracia inerente a sua mudança. Como vai fazer um novo estatuto sem registrá-lo, sem registrar as alterações implementadas?

NF: Como funcionará as inscrições das chapas?

FC: Normalmente até 15 dias antes da eleição. Aí nós temos três a quanto dias para dirimir duvidas ou pendências, ou até crítica, essas coisas. Depois de dirimidas essas dúvidas, sendo as chapas aprovadas, vamos para a eleição.