Giovanni Manson assinou com o Fluminense até o fim de 2023, com opção de prorrogação por mais uma temporada (Foto: Divulgação - FFC)

De forma surpreendente, o Fluminense anunciou, na última segunda-feira, a contratação de Giovanni Manson. O jogador de 20 anos chegou do Ajax, da Holanda, e assinou até o fim deste ano com opção de renovação até 2024. Em reportagem, o site do jornal O Globo trouxe mais informações sobre o histórico do novo meia tricolor.

Joia das divisões de base, Giovanni deixou o clube paulista de forma polêmica. Nunca chegou a assinar contrato profissional por lá. Por isso, chamou a atenção do Ajax, o que fez a diretoria do Peixe em 2019 acusar os holandeses de assédio.

 
 
 

A questão foi à Justiça, com os santistas alegando ter prioridade na assinatura do primeiro contrato profissional e terminou com uma indenização de 1 milhão de euros à época. Giovanni jogou pelo Santos a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019, mas também não chegou a atuar pela equipe profissional do Peixe.

Na época, seus empresários não ficaram satisfeitos ao ver a diretoria paulista renovando contratos com diversos jogadores e o deixando de lado. Nomes como Kaio Jorge, Cadu e Ivonei Junior passaram a frente, o que irritou os envolvidos. Para se ter ideia da confusão, Giovanni Manson deixou o Santos em maio de 2019 e só se apresentou oficialmente no Ajax mais de um ano depois, em junho de 2020. Quando completou 18 anos, assinou com os holandeses até junho de 2024.

Já no Ajax, teve como uma espécie de mentor David Neres, atualmente jogador do Benfica (POR). Confira os números de Giovanni na Europa:

2020/2021 – Ajax II
23 jogos
10 como titular
2 gols
2021/2022 – Telstar
16 jogos
11 como titular
2 gols
2022/2023 – Ajax II
5 jogos
0 como titular
1 gol

Taticamente, Giovanni tem preferência por atuar como meia centralizado ou mais para a esquerda e gosta de estar perto dos atacantes. No Fluminense, Jhon Arias desempenha função parecida. O reforço tricolor, cria santista, é fã de Ganso e terá a oportunidade de atuar ao lado do camisa 10.