Conca e Thiago Neves jogaram no Flamengo após serem campeões pelo Flu

O Flamengo ter interesse nas contratações de Pedro e Gerson não surpreende quem conhece um pouco da história do futebol carioca. Afinal, a obsessão do rival com o Fluminense é bem notória. A quantidade de jogadores que passaram com destaque pelo Tricolor e, posteriormente, foram parar no Rubro-Negro é vasta.

Se voltarmos a 1995, ano do histórico título carioca do gol de barriga de Renato Gaúcho, lembraremos que o Flamengo, já para a disputa do Campeonato Brasileiro, tirou três jogadores do Fluminense: o lateral-esquerdo Lira, o volante Marcio Costa e o também cabeça de área Djair. No ano seguinte, o técnico Joel Santana comandou o Fla e até o próprio Renato foi parar na Gávea.

 
 
 

Em 1998, foi a vez do volante Leandro Ávila trocar o Fluminense pelo Flamengo no meio da temporada.

Mais para a frente, em 2003, foi a vez do Flamengo contratar dois meias com passagens marcantes pelo Fluminense: Yan e Fernando Diniz, campeões estaduais pelo clube das Laranjeiras em 2002. No caso do hoje técnico tricolor, houve uma troca triangular envolvendo o Palmeiras. Diniz foi para o Flamengo, o apoiador Lopes Tigrão seguiu para as Laranjeiras e o rival cedeu o lateral-direito Alessandro para o Palmeiras, que detinha os direitos de Lopes.

Três anos depois, o Flamengo contratou Diego Souza. O apoiador foi campeão carioca pelo Fluminense em 2005 e vendido para o Benfica, de Portugal. Não atuou no clube português e parou no rival.

Já num histórico mais recente, Conca e Thiago Neves, depois de se destacarem e ganharem títulos nacionais pelo Fluminense, defenderam o Flamengo. Henrique Dourado, após ter sido artilheiro pelo Flu em 2017, rumou para o rival no ano seguinte.

Em 2004, Léo Moura atuou pelo Flu e em 2005, no Fla. Juan fez o mesmo caminho. Em 2005, vestiu a camisa grená, verde e branca e em 2006, a vermelha e preta.

Fred, quando deixou o Atlético-MG e foi para o Cruzeiro, tinha proposta do rival. Quem também despertou o interesse do rival foi o volante Wendel, atualmente no Sporting, de Portugal, e revelado em Xerém.

Não custa lembrar também que o Flamengo iniciou a temporada com Abel Braga no comando. O técnico estava até o ano passado no Fluminense.