(Foto: Lucas Merçon - FFC)

O Fluminense saiu com confiança mesmo após a derrota na final do Campeonato Carioca. Agora, prestes a iniciar o Brasileirão, o técnico Odair Hellmann começa a avaliar o elenco para a competição mais longa da temporada. Uma das grandes críticas da torcida ao trabalho do treinador é com relação à utilização dos jogadores formados na base do Tricolor. Em 2020, o comandante colocou em campo 12 atletas saídos de Xerém. No entanto, apenas dois deles são titulares.

De acordo com o portal Lancenet, os jogadores utilizados foram Marcos Felipe, Digão, Igor Julião, Miguel, Pablo Dyego, Marcos Paulo, Wellington Silva, Lucas Barcelos, Matheus Pato, Matheus Alessandro, Gabriel Capixaba e Evanilson. Destes, pelo menos seis já estão no profissional há mais tempo e faziam parte do elenco tricolor anteriormente. Outros três fazem parte do grupo do sub-23 e apenas reforçaram o time por conta dos desfalques. Portanto, Miguel, Evanilson e Marcos Paulo são os únicos considerados maiores novidades e que de fato tem lugar no elenco principal.

 
 
 

Dos 38 atletas que estão no elenco profissional atualmente, além dos que já foram citados, Odair tem à disposição André, Luiz Henrique, Nascimento, Macula, Luan, Marcelo Pitaluga, Pedro Rangel, Paulo Victor, Calegari, Martinelli e Frazan (lesionado). Todos ainda não utilizados pelo treinador. Portanto, são 20 formados por Xerém.

O goleiro Marcos Felipe, de 24 anos, é banco para Muriel e teve dois jogos no ano, quando o titular ainda se recuperava de lesão. Dentre os jogadores com mais minutos jogados, o zagueiro Digão entra na lista dos mais usados, com 12 partidas em 2020, uma a mais do que Nino, que hoje é o titular.

Já o jovem Miguel é o segundo reserva com mais minutagem em campo, perdendo para Fernando Pacheco por 35 minutos de diferença. Isso se deve muito às poucas oportunidades que ganhou após a volta do Campeonato Carioca.

Além disso, o atacante Wellington Silva soma 10 jogos no ano, estava na equipe titular, mas acabou contaminado pela COVID-19 e perdeu a posição. Tem 10 jogos em 2020. Já Evanilson e Marcos Paulo são os únicos que podem ser considerados titulares neste momento e são também dois dos que mais tiveram tempo de jogo.