(Foto: Rafael Moraes - Photocamera)

A situação do Fluminense na Copa Sul-Americana ficou delicada. Em terceiro do grupo, com 4 pontos, o Tricolor está atrás de Unión (ARG), com 5, e Junior Barranquilla (COL), com 7. Lembrando que apenas o líder de cada grupo avança para as oitavas de final do torneio continental. Para se classificar, será preciso repetir heroísmos recentes na história do clube.

De heroísmo, não dá para negar, o Fluminense entende. Além da arrancada de 2009, que livrou o clube do rebaixamento certo no Brasileirão, o Tricolor também buscou uma classificação improvável para as oitavas da Libertadores em 2011 ao bater o Argentinos Juniors (ARG) por 4 a 2, em Buenos Aires, e contar com um empate no outro do jogo.

 
 
 

Antes disso, já havia tido classificações heroicas sobre Universidad do Chile e Cerro Porteño (PAR), na Sul-Americana de 2009. Já no ano passado, bateu o River Plate (ARG) no Monumental de Nuñez, por 3 a 1, quando todos imaginavam que o Tricolor não conseguiria igualar as forças com o sempre favorito time argentino.

A situação atual é a seguinte: Para ter chance de avançar, o Fluminense precisará vencer os três jogos que lhe restam. Se o fizer, chega aos 13 pontos. Mesmo assim, ainda corre risco de ficar fora por conta do saldo de gols. Isso porque o Junior (COL) pode chegar aos mesmos 13 vencendo os outros dois jogos (excluindo o duelo contra o Flu).

Os colombianos ainda encaram Oriente Petrolero (BOL) e Unión (ARG) dentro de casa. Caso tropecem em um deles, só poderiam chegar a 10 ou 11 pontos. Isso, claro, levando em consideração que o Fluminense ganhe o confronto direto, dentro do Maracanã, na próxima rodada, que é essencial. Existe também a chance de Unión, Flu e Junior chegarem na última rodada com possibilidades de avançar.

Este cenário seria o melhor para o Flu, que poderia vencer o Oriente Petrolero (BOL) na última rodada, fora, enquanto Junior e Unión duelam na outra partida. O saldo de gols também pode ser determinante. Atualmente, o Junior tem +5 e o Flu tem 0. Isso pode mudar com o confronto direto. Se devolver os 3 a 0 de Barranquilla, por exemplo, o Flu ultrapassa, indo a +3 contra +2 do adversário.

Confira uma projeção plausível das próximas rodadas que pode levar o Flu às oitavas:

4ª rodada
Fluminense x Junior Barranquilla (vitória do Flu)
Unión x Oriente Petrolero (vitória do Unión)

Com esses resultados, os argentinos assumiriam a liderança da chave, com 8 pontos, deixando Junior e Flu empatados com 7 logo atrás. O saldo de gols definiria o segundo colocado (3 a 0 Flu no confronto direto deixaria o Tricolor na frente com +3 contra +2).

5ª rodada
Unión x Fluminense (vitória do Flu)
Junior x Oriente Petrolero (vitória do Junior)

Com esses placares, o Unión cairia da liderança para o terceiro lugar, com 8, mas manteria a chance de classificação na última rodada. Flu e Junior dividiriam a ponta com 10 pontos, com novamente o saldo de gols definindo o líder da chave.

6ª rodada
Oriente Petrolero x Fluminense (vitória do Flu)
Junior x Unión (empate ou vitória do Junior)

Chegando na última rodada, o Flu pode avançar por pontos, com 13, caso o Junior tropece com os argentinos (empate basta). Se os colombianos também vencerem, aí entra o saldo de gols para decidir. O Tricolor terá que ter uma diferença maior de gols no somatório final para superar o clube de Barranquilla.

Se quiser se classificar, não poderá ser muito diferente disso. Mais um tropeço, como empate ou derrota para o Junior e/ou para o Unión, já deixa o Fluminense virtualmente fora da briga, ainda mais levando em consideração que os adversários enfrentam o Oriente Petrolero antes do Tricolor (só na última rodada) e devem somar seus pontos.