(Foto: Lucas Merçon/FFC)

O atacante Pedro, destaque do Fluminense na temporada com 19 gols, entrou na mira do Real Madrid, atual tricampeão da Liga dos Campeões da Europa, segundo informações do jornal espanhol “AS”. Caso haja o acerto, o jovem de 21 anos se tornaria o décimo brasileiro a vestir a camisa merengue nos últimos cinco anos.

Os nove contratados até o momento foram Casemiro (São Paulo), em 2013, Willian José (São Paulo), Pablo (Atlético-PR) e Abner (Coritiba), em 2014, Lucas Silva (Cruzeiro), em 2015, Augusto Galvan (São Paulo), Vinícius Júnior (Flamengo) e Rodrigo Rodrigues (Novorizontino), em 2017, e Rodrigo (Santos), em 2018.

 
 
 

Destes nove jogadores contratados nos últimos cinco anos, apenas quatro seguem no clube, seja atuando no profissional ou no Real Madrid Castilla. O destaque é o volante Casemiro, peça-chave na equipe comandada por Zidane que conquistou três títulos da Liga dos Campeões, além de titular absoluto na Seleção Brasileira com Tite.

Por outro lado, Vinicius Júnior, Augusto Galvan e Rodrigo Rodrigues estão no Real Madrid Castilla e lutam por espaço no elenco principal. Já Willian José é destaque da Real Sociedad (ESP), Pablo voltou ao Brasil e é titular no Atlético-PR, Abner também está de volta ao Coritiba e Lucas Silva está emprestado ao Cruzeiro. Por sua vez, Rodrygo segue no Santos e se apresentará em 2019, após completar 18 anos.

De acordo com a publicação do jornal “AS”, a “Operação Brasil” já fez a diretoria merengue gastar 105 milhões de euros (cerca de R$ 499 milhões) desde 2013 em atletas oriundos das categorias de base. O clube pode pagar até 25 milhões de euros (cerca de R$ 119 milhões) ao Fluminense pela aquisição do vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com dez gols. Pedro chegou a ser convocado por Tite para os amistosos da seleção brasileira, mas foi cortado por lesão no joelho direito.