Fred jogou pelo Fluminense de 2009 a 2016 e está muito próximo do retorno (Foto: Dhavid Normando - Photocamera)

De saída do Cruzeiro (com uma liminar em mãos), Fred negocia e está bem perto de acertar o retorno ao Fluminense. Neste sentido, o jornal Lance, em sua versão online, lembrou momentos marcantes da passagem do atacante pelo Tricolor entre 2009 e 2016. O centroavante é um dos grandes ídolos da história recente do clube.

Veja os momentos listados pelo jornal:

 
 
 

Estreia: Fred foi contratado após deixar o Lyon, da França, e estreou em 15 de março de 2009, contra o Macaé. Ele, claro, deixou sua marca logo naquela primeira partida e marcou na vitória por 3 a 1.

Livre do rebaixamento: Fred foi considerado um dos líderes daquele Time de Guerreiros do Fluminense que se livrou do rebaixamento em 2009. Ele comandou a equipe em uma série invicta de dez partidas pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa Sul-Americana (entre 10 de outubro e 15 de novembro), mantendo uma média de um gol por partida.

Conquista do Brasileiro: Fred foi campeão do Brasileirão duas vezes pelo Fluminense. O primeiro título veio em 2010, ano difícil para o atacante, que participou de apenas 14 das 38 partidas do Fluminense no Campeonato Brasileiro por conta de lesões. No entanto, marcou importantes gols na reta final e levantou o troféu da competição.

Classificação heroica: em 20 de abril de 2011, o Fluminense jogava pela Libertadores e foi até a Argentina encarar o Argentino Jrs precisando de uma vitória por dois gols de diferença. Com dois gols de Fred, sendo um deles o que sacramentou a classificação, o Flu avançou.

Quatro gols: ainda em 2011, no dia 16 de novembro, o Fluminense encarou o Grêmio no Maracanã e contou com noite inspirada de Fred. Na vitória por 5 a 4, o capitão marcou quatro vezes. Naquele ano, o camisa 9 ainda se tornou o maior artilheiro do Fluminense em uma única edição do Campeonato Brasileiro.

Gol mais marcante: no ano em que foi campeão brasileiro novamente, Fred marcou o gol que considera mais marcante na carreira. Em 30 de setembro de 2012, no Fla-Flu, o atacante marcou de voleio para garantir a vitória por 1 a 0.

Centésimo gol: a marca chegou em uma derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, que acabou diminuindo a festa, mas em 22 de outubro de 2012, Fred chegou ao centésimo gol com a camisa Tricolor.

Gol de título: apenas um mês depois do centésimo gol, foi Fred quem marcou duas vezes e deu o título brasileiro ao Fluminense. Em 11 de novembro de 2012, o Flu venceu o Palmeiras por 3 a 2 de virada e ainda deixou o rival ainda mais perto do rebaixamento.

Artilheiro: em 7 de dezembro de 2014, Fred sagrou-se artilheiro do Campeonato Brasileiro após chegar ao 18º gol na competição. Na ocasião, o gol contra o Cruzeiro garantiu a marca. Depois de uma Copa do Mundo ruim e um 2013 de polêmicas, o atacante deu a volta por cima.

História em Fla-Flu: em 31 de maio de 2015, Fred se tornou o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos e também o maior artilheiro do clássico Fla-Flu na história do Brasileirão, com seis gols. Naquela ocasião, o Fluminense venceu por 3 a 2.

Na história: Fred deixou o Fluminense com 172 gols marcados e é o terceiro maior artilheiro da história do clube, deixando nomes como Telê Santana e Hércules para trás. À frente dele estão Orlando Pingo de Ouro (184 gols) e Waldo (319 gols). Caso sejam contados apenas jogos oficiais, Fred se torna o líder desta lista.