Quem vai ganhar a eleição para assumir o cargo de mandatário do Fluminense? Grande parte dos tricolores anda se questionando sobre o tema, na véspera do pleito. Os candidatos são: o ex-presidente da Unimed e médico, Celso Barros, o ex-vice de futebol do clube e advogado, Mário Bittencourt, além do presidente do Conselho Fiscal e auditor da Receita Federal, Pedro Abad. Em busca de números, no intuito de descobrirem o pensamento dos sócios, as chapas contrataram ou fizeram, de alguma forma, pesquisas internas ou externas com pessoas aptas a participar da votação. As estatísticas, porém, não mostram coesão entre si.

Na pesquisa feita pelo Forecasting Consultoria, contratada pela chapa de “Tudo Pelo Fluminense”, de Celso Barros, o médico aparece liderando com sobras, somando 45,75% das intenções de voto.  Mário Bittencourt vem em segundo com 23,42%, seguido de perto por Pedro Abad, que tem 22,53% das intenções. Indecisos são apenas 6,3% de um universo de 111 pessoas. A coleta dos dados foi realizada no dia 23 de novembro.

 
 
 

indice

Enquanto isso, a chapa “O Fluminense me domina”, de Mário Bittencourt, apresenta uma pesquisa com 1458 participantes. Nela, o advogado perde por 2% de diferença nas intenções de votos, embora esteja tecnicamente empatados já que a margem de erros é de 3% para mais ou menos. Isto é, ao passo que Abad lidera com 33% dos votos, Mário vem logo atrás com 31%. Celso Barros fecha a conta com 18%, enquanto 14% dos que se manifestaram demonstraram indecisão e 4% sinalizaram que não pensam em votar em ninguém.

indice-1

Fechando a conta, a chapa “Somos Fluminense”, de Pedro Abad, não apresentou, publicamente, nenhuma pesquisa com gráficos. Mas um de seus líderes e coordenadores da campanha de Abad, o publicitário e empresário Felipe Ufo, que participa de programas nos canais Multishow e Globo News, publicou, na última quinta, através de seu Twitter, uma pesquisa interna. Os números apresentados por Ufo mostram Pedro Abad na liderança com 44% das intenções de votos, mas não sinalizavam quem estava em segundo e terceiro, apesar da diferença entre eles ser mínima: 24% e 22% respectivamente. Segundo o próprio empresário, há ainda 10% de indecisos.

indice

É importante lembrar que nenhuma pesquisa independente fora feita entre os sócios do Fluminense. Na enquete realizada pelo portal NETFLU, com mais de 15 mil participações, embora não tenha o mesmo embasamento de uma pesquisa qualitativa, Mário Bittencourt ficou em primeiro com 36,35% dos votos. Celso Barros acompanhou de perto com 33,54%. Pedro Abad aglutinou 23,09% dos votos e Cacá Cardoso, que se juntou ao candidato da chapa “Somos Fluminense”, fechou com 7% dos votos.