(Foto: Divulgação/FFC)

O Fluminense, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Políticas Antidrogas (COMAD/Rio) recebeu um grupo de pessoas em situação de rua para assistir à partida entre Fluminense e Pérolas Negras pela quinta rodada do Estadual Feminino Adulto. Os visitantes, de diferentes idades, se aprofundaram na história do clube ao visitarem a Sala de Troféus e torceram pelas Guerreiras do Fluzão, em partida realizada nesta sexta-feira (23/09) em Laranjeiras.

A ação, que ocorreu com o objetivo de oportunizar a população em vulnerabilidade social da cidade do Rio de Janeiro e aproximá-la do clube, foi definida como pioneira pelo educador social Paulo Pim, do Centro Pop Barbara Calazans, que acompanhou o grupo.

 
 
 

– Essa ação em um clube de futebol é algo pioneiro. Devido à situação de vulnerabilidade social, eles têm poucas oportunidades como essa, então, sempre que há portas abertas para passeios culturais e esportivos, buscamos levá-los. Eles saem das ruas, ocupam suas mentes e se divertem, o que é muito importante. O sentimento de inclusão em um ambiente tão sentimental para eles, que são tricolores, foi muito especial – disse.

Marcos Paulo, um dos visitantes e que estava rouco de tanto torcer pelas Guerreiras do Fluzão, declarou sua felicidade em voltar a assistir uma partida do Fluminense em Laranjeiras.

– Eu vim em Laranjeiras quando tinha cerca de 15 anos, voltar aqui hoje, com 45, está sendo marcante. Ter a oportunidade de assistir um jogo no conforto do clube em uma tarde fria como essa, que é difícil para pessoas em situação de vulnerabilidade social, foi importante – disse.

João Neto, de 55 anos, definiu a visita como um momento de revitalização de sua mente e corpo.

– Na minha infância e juventude eu vinha aqui com o meu pai, estou saudoso e muito orgulhoso em voltar ao Fluminense. Para mim, com 55 anos, é a revitalização do meu organismo, da minha mente e do meu corpo. Graças a Deus estou sendo abençoado voltando ao nosso estádio, momentos como esse nos devolvem alegria e motivação – disse.