Petraglia considera injusta a distribuição do dinheiro da televisão

Figura folclórica no futebol brasileiro, Mario Celso Petraglia fez ataques aos clubes grandes de Rio e São Paulo e definiu como um “cartel” a distribuição das cotas de TV no Campeonato Brasileiro. Ex-presidente do Atlético-PR e atual mandatário do conselho deliberativo, ele vê os considerados 12 grandes do país (somam-se aos cariocas e paulistas os dois maiores de Minas e Rio Grande do Sul) sendo beneficiados apenas pela história. O presente, segundo Petraglia, de nada vale.

– No Brasil, a imprensa, a mídia, considera 12 clubes. Nós não temos um passado de Nilton Santos, de Didi, de Garrincha. Num estado que não tem tradição desportiva, não só no futebol. Não sendo maior, temos que procurar ser o melhor. Nós não entendemos e não nos conformamos em ganharmos menos que aqueles clubes que nós superamos, ultrapassamos. Pegar um Botafogo: ele tem história para contar, mas não tem presente. Então ficam pagando para eles pelo passado. E quem começou agora? Morre pária? É contra esse cartel (que luta) – disse em entrevista no canal oficial do Atlético-PR no YouTube, prosseguindo:

 
 
 

– Pegue os cariocas. Como estão os quatro? Menos o Flamengo, que está aí num projeto de reestruturação, pagando o passado. Mas não tem estádio, não tem centro de treinamento para o profissional. Então os outros três, sem demérito nenhum, instituições centenárias que ajudaram o futebol brasileiro, mas numa análise atual, o Vasco: São Januário acabou. Politica, econômica, financeira e patrimonialmente (destruído). Corinthians com problemas seríssimos. O Santos é um clube do interior, com todo respeito ao grande Pelé, e hoje o Santos é muito mais o Santos do Pelé, do que o Pelé do Santos. São Paulo, perdeu o trem bala da Copa do Mundo e perdeu-se. Tem o Morumbi, que precisa ser reformado. Tem um CT muito bom, mas é separado. O Palmeiras é uma grande instituição também, tenho grandes amigos lá, vem numa recuperação grande, mas me parece uma Unimed no Fluminense. De repente foi embora, por que não lhe convinha mais a parceria, e aí?

Clique aqui e veja como serão as cotas de TV neste Campeonato Brasileiro!