O segredo do sucesso do trabalho da base tricolor começa no futsal. O Fluminense é um dos poucos clubes do Brasil, e o primeiro no Rio, que têm o futsal totalmente voltado para a formação de jogadores para o futebol de campo. Ligados diretamente aos projetos de desenvolvimento de atletas de Xerém, o esporte celeiro de craques por todo o mundo é uma referência no Brasil, graças ao trabalho sério e dedicado dos profissionais da área.

Nesta semana, o preparador físico do futsal do Fluminense, Rafael Souza, representando o clube, ministrou uma palestra na Futsal Training Academy, mostrando um pouco mais do trabalho de excelência realizado na base do clube. O material de trabalho do curso foi preparado pelo Rafael Souza, pelo Anderson, treinador da categoria sub-6, pelo supervisor do futsal Dilson e pelo treinador do sub-11 de Xerém, Diego Leonardo.

 
 
 

– Tudo começa no futsal e no projeto Guerreirinhos. Temos muito orgulho de ter no início do nosso programa de desenvolvimento de jogadores um trabalho tão bem feito e tão importante para Xerém como é o nosso futsal. O professor Ivan Proença, nosso gerente de futsal, é o principal responsável por este trabalho, que nos ajuda a captar os principais talentos do futsal do Rio, além de introduzir todos os nossos conceitos nos jovens atletas. Você vê os meninos jogarem e se encanta, nosso futsal ganha tudo, tem a hegemonia do Rio. Ele foi escolhido, de forma justíssima, pela Sport On como a personalidade esportiva do ano, o que mostra que nossa base está sendo valorizada em todas as frentes. Temos, hoje, quase dez profissionais em Xerém que vieram do futsal e mais de 100 atletas. Estes números vão certamente aumentar nos próximos anos. Nossa ideia é termos cada vez mais jogadores formados no nosso futsal e nas escolinhas oficiais – comemorou o Diretor Esportivo da Base do Fluminense, Marcelo Teixeira.