Foto: Riot Games/Bruno Alvares

Muito além de casas de aposta existe um cenário extremamente favorável para jogos eletrônicos no Brasil. Com um crescimento vertiginoso nos últimos anos, em termos de valorização de mercado e número de participantes, os e-Sports entraram no cenário das modalidades esportivas e ganharam até mesmo transmissão em grandes redes televisivas.

Ao longo dos últimos anos, a internet viu o surgimento de diversos sites que compartilham notícias sobre e-Sports, novidades sobre os times, rankings, estatísticas e permitem até mesmo acompanhamento em tempo real dessa modalidade. E, se tudo isso é novo para você, então talvez seja interessante conhecer um pouco mais desse mercado. Afinal, há muito dinheiro envolvido nele.

Brasileiros nos e-Sports

Dentre os times que estão presentes no Brasil e ajudam a aumentar ainda mais o interesse dos brasileiros por e-Sports estão INTZ e MIBR. Esses grupos de atletas estão presentes em modalidades bem conhecidas entre seus fãs, como Counter-Strike:Global Offensive, por exemplo.

Além de ter representantes em CS:GO, o Brasil também conta com outros atletas envolvidos em modalidades como Dota2 e LoL, por exemplo. E dentro do território brasileiro existe a liga de gamings, os quais são organizadores de competições para promover ainda mais e-Sports entre os fãs.

 
 
 

Para participar de uma competição de e-Sports o necessário é que você tenha conhecimento dessa modalidade. E, portanto, o melhor é simplesmente tornar-se um espectador, acompanhando alguns jogos ao vivo e torcendo pelos brasileiros. Assim, você entenderá as regras e saberá como é possível jogar.

Uma vez que você tenha uma conta ativa para jogar um e-Sport será possível entrar em salas com outros jogadores. A grande maioria fala inglês, mas há também algumas oportunidades para quem fala português. O ideal é que você simplesmente experimente a plataforma e saiba como ela funciona.

Entrando em torneios

Uma vez que você se sinta confiante de jogar com outros jogadores, o ideal é que comece a participar de eventos com outros jogadores. Isso significa que você deverá procurar oportunidades para se inscrever, as quais, em alguns casos, são gratuitas e permitem qualificação para outras competições.

Em e-Sports será comum você encontrar os Minors, que são competições qualificatórias. Posteriormente, caso tenha sucesso com sua jornada, será possível ajustar suas estratégias para Majors, os quais têm premiações ainda mais interessantes. E, em algumas modalidades, você poderá até mesmo jogar individualmente. Porém, em outras, será necessário fazer parte de um time.

O mais interessante dos e-Sports é que você se divertirá enquanto joga seu jogo preferido. E será possível concorrer a ótimos prêmios. Por fim, é essencial que você encontre um site confiável que transmita jogos ao vivo de e-Sports. Ou, caso seja possível, que você pague para ir em um evento Major.

No Brasil há constantemente oportunidades de ingressar em uma arena e acompanhar um jogo de e-Sports ao vivo. Devido ao Covid-19 novas restrições podem ser colocadas em prática para permitir que os fãs assistam seu time favorito. Porém, em nada compromete a sensação de ver uma disputa em tempo real de um esporte em ascensão.