Foto: Mailson Santana/FFC

O Fluminense enviou proposta de dois anos de contrato para renovação do técnico Fernando Diniz. O treinador, que chegou ao Tricolor nesta temporada, vive o pior momento com três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o comandante tem pontos que podem facilitar esta permanência na equipe carioca.

Confiança da diretoria e jogadores
Fernando Diniz chegou ao Fluminense já com grande expectativa após primeira passagem, que pecou pelos maus resultados apesar do futebol bem jogado. O presidente Mário Bittencourt sempre deixou claro sua admiração pelo treinador e ressaltou que mudaria sua posição em 2019, quando demitiu Diniz. O retorno de Diniz mostrou queria se desculpar com o comandante de alguma forma.

 
 
 

Depois da derrota para o América-MG, o vestiário do Tricolor ferveu. Diniz subiu o tom para cobrar os jogadores. Mesmo assim, os atletas estão fechados com o treinador.

Identificação com o clube
O técnico Fernando Diniz já revelou a sua identificação com o clube e elenco do Fluminense. O treinador ressaltou que o Tricolor montou um time com a sua cara e que já tinha o desejo de trabalhar com vários jogadores do atual grupo tricolor. Além do fator campo, a torcida também tem grande admiração pelo treinador, apesar das vaias no último domingo contra o América-MG.

Estilo de jogo
A característica de jogo de Diniz é bastante analisada e elogiada. O treinador mostra sempre variações de jogadas, aproximações, táticas e improvisações, que muitas vezes são questionadas. Nessas ocasiões, o jogo bonito apareceu diversas vezes e aproxima ainda mais o torcedor.

Rendimento
O investimento do elenco do Fluminense não chega perto em comparação a Flamengo e Palmeiras, por exemplo. No entanto, mostrou poder de competitividade em muitos momentos na temporada e que podem reforçar ainda mais o pensamento do estilo de Diniz. O trabalho é avaliado de forma excelente, tendo em vista que pegou um clube que estava próximo da zona de rebaixamento e o colocou na vice-liderança do Brasileiro em determinado momento.

Dinizismo na base
O estilo de jogo de Diniz é bem elogiado e já ganhou destaques em várias situações. Para tentar manter uma longevidade do treinador, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, já revelou a intenção que pretende até elaborar um projeto para implementar o Dinizismo, modelo de jogo característico do treinador, desde as categorias de base do clube.

Eleições
As eleições também não parecem problema para Fernando Diniz. Os pré-candidatos à presidência do Fluminense, Ademar Arrais e Marcelo Souto, já demostraram confiança no trabalho de Diniz e caso sejam eleitos irão manter o treinador no cargo.