(Foto: Lucas Merçon)

Nesta terça-feira, o Fluminense inicia sua caminhada na Copa Sul-Americana contra o Antofagasta (CHI), no Maracanã. Em 2018, o Tricolor chegou até as semifinais, mas acabou caindo para o Atlético-PR, que sagrou-se campeão diante do Junior Barranquilla na decisão. Pensando nisso, o portal Lancenet fez um levantamento de todas as estreias do Time de Guerreiros. Relembre:

2003 – Fluminense 2 x 0 Corinthians

 
 
 

O Fluminense eliminou o Corinthians na Copa Sul-Americana de 2003. Com a vitória por 2 a 0, a vaga do Grupo 2 ficaria entre Atlético-MG e Fluminense, que se enfrentariam logo depois – o regulamento era diferente do atual, dividindo a competição por grupos e não em mata-mata direto. O Fluminense viria a ser eliminado pelo São Paulo na terceira fase classificatória

2005 – Fluminense 2 x 1 Santos

Felipe atuou em dois tempos do jogo contra o Santos. Giovanni entrou no intervalo e só jogou um contra o Fluminense. Assim, no duelo de estreias dos dois camisas 10 das equipes, o Tricolor carioca venceu o alvinegro paulista por 2 a 1, no Rio de Janeiro, estreia das duas equipes na Copa Sul-Americana. O Tricolor viria a ser eliminado nas quartas de final pelo Universidad Católica (CHI)

2006 – Botafogo 1 x 1 Fluminense

No primeiro duelo válido por uma competição internacional da história do centenário Clássico Vovô, Botafogo e Fluminense empataram por 1 a 1 no Maracanã. Apesar da igualdade, o placar deixou os tricolores em vantagem devido ao regulamento que colocava o gol fora de casa. O Time de Guerreiros viria a ser eliminado nas oitavas de final pelo Gimnasia La Plata (ARG)

2009 – Fluminense 0 x 0 Flamengo

Sem os principais destaques, Flamengo e Fluminense empataram no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Usando o time reserva para priorizar o Campeonato Brasileiro, o Tricolor segurou o Rubro-Negro, que sem Adriano, poupado, colocou duas bolas da trave, mas não tirou o zero do placar. O Fluminense viria a decidir a competição contra a LDU (EQU), mas acabaria com o vice-campeonato.

2014 – Fluminense 2 x 1 Goiás

Houve de tudo no primeiro jogo da Copa Sul-Americana: gol, pressão, expulsão de goleiro, chute na trave, defesa milagrosa e desconto de placar aos 48 minutos do segundo tempo. O Fluminense conseguiu vencer o Goiás por 2 a 1, no Maracanã, mas viu sua vantagem para a partida da volta ser reduzida. O Tricolor seria eliminado pelo próprio na partida de volta.

2017 – Fluminense 2 x 0 Liverpool (URU) 

Fluminense e Maracanã se reencontraram. Na estreia pela Sul-Americana, o Tricolor não tomou conhecimento do Liverpool-URU, fez 2 a 0 e garantiu boa vantagem para o jogo de volta. No clima quente entre os adversários, com direito a cusparada de Royón e expulsão do volante uruguaio Freitas no início do segundo tempo, Henrique Dourado, na primeira etapa, e Richarlison, de voleio, deram números ao duelo. O Time de Guerreiros viria a cair diante do Flamengo, nas quartas de final.

2018 – Fluminense 3 x 0 Nacional Potosí (BOL) 

Não foi a apresentação dos sonhos, mas com uma boa atuação de Pablo Dyego, o Fluminense conseguiu vencer o Nacional Potosí por 3 a 0 e levar uma considerável vantagem para a partida de volta, na Bolívia, – onde perderia por 2 a 0 a mais de 4 mil metros acima do nível do mar – dando grande passo para a classificação à segunda fase da Copa Sul-Americana. O Fluminense chegaria até a semifinal, mas cairia diante do Atlético-PR.