(Foto: Montagem Lance! Fotos: Divulgação /Ceará; Léo Lemos / Comunicação CNC; Divulgação / Athletico-PR)

Classificado para a Libertadores e quinto colocado último Campeonato Brasileiro, o Fluminense não deve fazer muitas loucuras no mercado e vai manter a base do elenco que fez uma bela campanha na última temporada.

Na busca de reforçar algumas posições, o clube tetra campeão brasileiro já se movimentou para repor algumas peças dentro do elenco. Além de Roger Machado, o Flu já garantiu a contratação de três nomes. O lateral-direito Samuel Xavier e o volante Wellington, ambos chegam sem custos com dois anos de contrato e também o zagueiro Rafael Ribeiro que chega emprestado do Náutico até dezembro. O portal “Lance!” fez um perfil dos atletas que estão de chegada.

SAMUEL XAVIER

 
 
 

O lateral-direito de 30 anos chegou do Ceará de graça e assinou até o final de 2022. Nascido em São Paulo, o atleta iniciou a carreira no Paulista, antes de passar por Guarani, São Caetano e sua primeira passagem pelo Vozão. Ainda no Nordeste, Samuel teve uma ótima passagem pelo Sport que o credenciou a jogar pelo Atlético-MG e logo na sequência voltou ao Ceará.

Apesar da não ser mais jovem, Samuel Xavier é um jogador bastante entrega e regularidade. Chega ao Flu para brigar pela vaga de titular contrao jovem Calegari. Tem como características principal ser um lateral bastante ofensivo que apoia bastante a chegada pelas pontas, mas necessita de uma cobertura maior dos volantes na recomposição defensiva. Outro fator que pesa negativamente é o excesso de cartões recebidos pelo jogador que facilmente é desfalque por suspensão.

No Ceará, seu último clube, Samuel disputou 217 jogos, 210 como titular. Marcou 10 gols e distribuiu 24 assistências.

WELLINGTON

Mais um jogador na casa dos 30, o volante Wellington é um atleta que chega para compor um papel mais defensivo no esquema tático de Roger Machado.

Lançado pelo São Paulo em 2011, o atleta teve destaque nos seus primeiros anos pelo clube paulista, em 2014 o atleta foi emprestado ao Internacional onde teve alguns problemas. Por lá rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e ficou cinco meses afastado por ter sido pego no exame antidoping.

Já teve uma passagem rápida pelo Rio de Janeiro quando atuou pelo Vasco em 2017. Teve uma boa sequência de jogos pelo rival antes de se envolver em uma polêmica com a torcida por ironizar as vaias que vinham da arquibancada. Pelo Athletico, Wellington teve sua passagem mais vitoriosa se tratando de títulos. Campeão da Sul-Americana em 2018 e da Copa do Brasil em 2019 era um dos líderes da equipe. Marcou o último gol de sua carreira em 2018.

RAFAEL RIBEIRO

O nome mais desconhecido da lista é do zagueiro que chega por empréstimo junto ao Náutico até o fim da temporada. Com 25 anos e 1,90 m, Rafael Ribeiro é do Rio de Janeiro, porém foi revelado quando tinha 21 anos pelo próprio Timbu em 2017. Conhecido pela sua força física é um jogador que deixa a desejar na parte técnica.

Será a primeira vez que o atleta disputará a Série A do Brasileirão e obviamente será a estreia do jogador numa Libertadores. Em 2020, Rafael jogou 36 partidas, todas como titular, fez dois gols. No total levou quatro amarelos e um vermelho. Apesar da quantidade de partidas, o zagueiro não era titular absoluto da posição e na reta final da Série B acabou se destacando com boas atuações, porém foi contestado pela torcida durante toda a temporada.