Dos reforços, quem mais apareceu até aqui foi Renato Augusto (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

A eliminação na semifinal do Campeonato Carioca deu ao Fluminense mais de duas semanas para se preparar visando à estreia na Libertadores, no dia 3 de abril, diante do Alianza Lima, no Peru. Com isso, o time fará uma espécie de “pré-temporada” forçada. O tempo sem jogos com foco total nos treinos pode, inclusive, virar um trunfo para os reforços evoluírem e encontrarem a sintonia na equipe, como analisa reportagem do jornal O Globo/Extra.

Foram contratados oito reforços. Entre eles, nomes de peso como Renato Augusto, Douglas Costa e David Terans. Além deles, chegaram ainda Felipe Alves, Antonio Carlos, Gabriel Pires, Jan Lucumí e Marquinhos.

 
 
 

O tempo até aqui é bem curto para uma conclusão sobre quem deu certo ou não. De forma geral, o time ainda não deslanchou na temporada. Dos contratados, Renato Augusto foi quem mais apareceu. Apesar de ainda não ter participado diretamente de um gol (marcando ou dando assistência) foi o meia que sofreu o pênalti convertido por Jhon Arias que deu ao Flu o título da Recopa Sul-Americana diante da LDU (EQU).

No jogo decisivo diante dos equatorianos, Douglas Costa também entrou bem. O atacante voltou a jogar no Brasil após passar pelos Estados Unidos e vinha de um tempo sem atuar. Agora, recupera-se de lesão na coxa direita, mas também vinha ganhando bons minutos sob o comando do técnico Fernando Diniz.

Gabriel Pires, ex-volante do Botafogo, tem sido presença constante no departamento médico. Não atua há mais de um mês. Contratação mais cara, David Terans, que custou R$ 14 milhões, teve atuações discretas.

Já na defesa, Antonio Carlos começou o Estadual como titular. Porém, foi vaiado em jogo contra o Botafogo, assim como o goleiro Felipe Alves. Naquela partida, logo após a conquista da Recopa Sul-Americana, o técnico Fernando Diniz optou por uma equipe alternartiva.

Por fim, Marquinhos e Jan Lucumí chegaram para ser opções de velocidade no ataque, mas ainda foram pouco aproveitados. O último, inclusive, atuou por menos de 20 minutos no jogo da eliminação do Estadual diante do Flamengo e improvisado na lateral direita.