O Fluminense é um dos postulantes a vaga na Copa Libertadores de 2018. Tem dois caminhos, o mais curto, pela Copa Sul-Americana – restam dez jogos – ou pelo Brasileiro, caso fiquei entre os seis mais bem posicionados. Além da briga por vaga, precisa estar ciente de que as regras poderão mudar a partir de 2018, começando pela final.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que a decisão Copa Libertadores em jogo único e o principal candidato a receber o jogo é o Maracanã. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, ofereceu a cidade e o estádio para a primeira decisão neste formato.

 
 
 

– É o meu desejo e a maioria dos clubes aprovou – afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, logo após deixar a reunião da subcomissão de clubes.

A mensagem de Crivella chegou ao presidente da Conmebol por meio do mandatário do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. Outra cidade que se ofereceu para abrigar a primeira final da Libertadores em jogo único é Lima, capital do Peru.

Para que a mudança desse tipo seja aprovada, é preciso a concordância do Conselho da Conmebol e da recém criada Comissão de Clubes. A decisão será tomada em dezembro, depois da decisão da atual edição da Libertadores, a primeira que disputada ao longo de todo o ano.