O formato de disputa do Campeonato Carioca pode voltar a mudar e ser disputado como era antigamente. Os clubes campeões das Taças Guanabara e Rio avançam diretamente para a final e, se o mesmo conquistar os dois turnos, será declarado o campeão diretamente. Quem revela a possibilidade é Rubens Lopes, presidente da Federaçãod e Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Segundo Rubens Lopes, a decisão por mudar o formato de disputa caberá aos clubes.

 
 
 

— Nós estamos conversando, principalmente com os quatro clubes (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), e entendemos que há uma necessidade de um ajuste para a forma do campeonato. Nós entendemos que as semifinais do campeonato não devem acontecer. A nossa ideia é que o clube que ganhou a Taça Guanabara e o clube que ganhou a Taça Rio façam a final. E se o mesmo clube ganhar as duas taças, será declarado campeão carioca automaticamente. Esta é uma proposta, mas nós dependemos do entendimento dos clubes. São eles que decidem – falou.

As tão criticadas semifinais, segundo Rubens Lopes, acontecem por uma imposição da televisão dona dos direitos da disputa. Em virtude das datas e a exigência de uma final, é necessário preencher o espaço com os jogos.

— A crítica ao campeonato foi muito intensa nos últimos anos. Quero deixar claro que quem pediu, falou e gostou que existisse final foi a televisão. E eu preciso de duas finais. Ora, então preciso ter semifinal por questão de calendário – destacou.