O Fluminense tem um projeto completo de formação de talentos e um dos principais pilares da base tricolor é o desenvolvimento dos profissionais. O clube acredita que tendo um profissional mais capacitado, estará contribuindo, naturalmente, para uma melhor formação da molecada. Neste final de semana, a equipe de captação de Xerém e outros profissionais do clube concluíram o curso de Analise de Desempenho, Identificação e Desenvolvimento do Talento na Base, da CBF.

– Um dos pilares do projeto de desenvolvimento do Fluminense é a qualificação dos profissionais. Foi uma oportunidade que tivemos para os profissionais do clube, principalmente da base, participarem de um curso, com a chancela da CBF, um dos principais cursos de formação de pessoas do Brasil. Seguimos no nosso projeto de poder qualificar os nossos profissionais, poder acompanhar a sua evolução e crescimento, e poder vê-los contribuir cada vez mais com os projetos do Fluminense – explicou o gerente da base, Marcelo Teixeira.

 
 
 

A captação de atletas de Xerém é uma referência no Brasil, com um grupo de scout profissional que analisa jogadores por todo o Brasil e nos principais centros da América Latina. Os jogadores são captados após uma série de estudos e acompanhamento de jogos. O trabalho é totalmente integrado com a equipe principal. O Fluminense tem excelência na descoberta de talentos.

O Fluminense conta com avaliadores que têm a função de observar atletas em localidades distintas. Porém, a seleção de atletas para as divisões de base é realizada de diversas outras formas. Uma delas é por meio da realização de amistosos e participação em torneios com equipes de diferentes localidades, nos quais os técnicos das equipes do Fluminense selecionam os atletas que mais interessam. Uma outra forma é pelo processo seletivo, em Xerém, com atletas que desejam ingressar nas divisões de base do Fluminense. O Futsal 100% integrado e as escolinhas oficiais (Projeto Guerreirinhos) são outras formas eficientes de descobrir novos talentos.