Ferj deve publicar em breve resolução liberando os clubes a fazerem as próprias escolhas (Foto: Lucas Merçon - FFC)

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, deve publicar nas próximas horas uma resolução que deixa a cargo dos clubes, desde que respeitando normas rígidas do protocolo estabelecido de segurança em relação ao coronavírus, o retorno aos treinos. A informação é do jornalista Paulo Vinicius Coelho em seu blog no site “Globo Esporte”. A partir desta liberação, ainda de acordo com o comentarista, Fluminense e Flamengo deverão reiniciar as atividades em seus CTs já na segunda-feira.

A análise obriga a serem seguidos três pilares: a) comprometimento com a saúde e a vida alheia mediante cumprimento de diretrizes de autoridades competentes; b) obediência às determinações governamentais; c) seguimento de procedimentos e protocolos técnicos e científicos recomendados à proteção individual e coletiva. O texto diz que as decisões dos clubes devem estar “em total consonância com o Decreto 47.052 do Estado do Rio de Janeiro, publicado dia 30/04/2020.”

 
 
 

Pelo entendimento da Ferj, os treinamentos nos CTs, em pequenos grupos, não descumpre o decreto do governador Wilson Witzel ampliando as medidas restritivas de quarentena até o dia 11 de maio, evitando aglomerações. O protocolo prevê no máximo quatro atletas espalhados num campo de 105 metros de comprimento por 68 de largura.

Caso um jogador em treinamento seja testado positivo para Covid-19, este será afastado, o grupo do qual faz parte também passará novamente por testes e os treinos continuarão sem problemas.