Thiago Neves foi o grande nome do Fluminense na decisão em 2008, mas o título escapou (Foto: Dhavid Normando - Photocamera)

Grande nome do Fluminense em 2008, Thiago Neves nunca esqueceu do vice-campeonato da Libertadores daquele ano. O ex-meia, recentemente aposentado, afirma que o Tricolor merecia o título e só não o conseguiu por culpa do árbitro da final, o argentino Hector Baldassi.

Além de não marcar pênalti em Washington ainda no primeiro tempo, também permitiu uma enorme cera da LDU (EQU) na decisão. Na disputa por pênaltis, o goleiro Cevallos até saiu do gol na cobrança de Thiago Neves e o árbitro voltou. Na segunda tentativa, o meia desperdiçou.

 
 
 

Depois de perder a ida por 4 a 2 no Equador, o Fluminense fez 3 a 1 no Maracanã. Na prorrogação, o placar se manteve e a decisão foi para os pênaltis. Thiago Neves fez um gol na ida e os três da volta.

— O que o juiz fez naquele jogo foi inacreditável. Era para ter sido uma goleada. Ele não quis que o Fluminense saísse campeão naquela noite. Quem não deixou a gente ser campeão foi o árbitro e isso não sai da minha cabeça – disse em entrevista à Rede Globo.

O Fluminense, agora, terá nova oportunidade de buscar o título inédito. Quinze anos depois, o Tricolor voltou à decisão e enfrentará o Boca Juniors (ARG), sábado, no Maracanã.