O Fluminense está prestes a anunciar a contratação de Guillermo De Amores, ex-goleiro do Liverpool (URU). O torcedor conheceu o arqueiro nas duas partidas disputadas contra a equipe uruguaia na primeira fase da Copa Sul-Americana do ano passado. Há poucas informações sobre o jovem de 23 anos, tampouco vídeos na internet. Por isso, o NETFLU foi atrás de quem conhece o jogador de perto.

O site número 1 da torcida tricolor entrevistou Juan Pablo Aguirre, apresentador da Rádio Pasillo, do Uruguai, torcedor e sócio do Liverpool. Ele destrinchou as características do provável reforço do Fluminense:

– É um goleiro com muitas virtudes. É rápido, muito elástico e muito bom debaixo da trave. Procura sempre não dar rebotes, busca agarrar a bola ou mandá-la para escanteio. Não é do tipo que gosta de saltar. É muito bom no mano a mano, foi bem várias vezes assim em sua passagem pelo Liverpool. Fecha muito bem nas traves e é comunicativo com seus companheiros. É muito respeitoso com os  torcedores. Seu principal defeito são as saídas de bola. Às vezes, quando há jogadas áreas fica em dúvida e não gosta de sair. Compensa com o bom posicionamento debaixo da trave e me parece que no futebol brasileiro o mais importante é exatamente ter essa competência do que ter ótimas saídas porque não existem muitos times com “estilo de jogo uruguaio” que sejam baseados, unicamente, em jogadas aéreas.

Juan Aguirre explicou a saída de De Amores do Liverpool, clube que o revelou para o futebol. Segundo o radialista, trata-se de um ídolo da equipe azul e negra, mas já havia sido iniciado um processo de desgaste com os fãs da modesta equipe uruguaia. Ele negou problemas de ordem salarial.

– Liverpool não tem qualquer tipo de atraso salarial com seus jogadores. Isso não é verdade. De Amores estava há cinco anos no Liverpool. Havia um desgaste natural com os torcedores. Teve ótimas atuações, mas um goleiro jovem com tantos anos no mesmo clube e com um salário alto para o mercado uruguaio não se tem muita paciência. Quando o novo treinador pediu um goleiro com mais idade (Jorge Bava, recém-contratado), tanto o representante de Guillermo, quanto o clube entenderam que o melhor era rescindir, pelo bem de sua carreira para que fosse titular, já que faltavam apenas seis meses para o fim de seu contrato. Me parece uma decisão acertada de ambas as partes.

Por fim, o jornalista uruguaio acredita que De Amores assumirá a titularidade no Fluminense. Na opinião dele, o goleiro é mais qualificado do que Júlio César e, inclusive, Diego Cavalieri.

– Tanto Júlio César quanto Cavalieri são goleiros com mais experiência, mas não tão técnicos como Guillermo. São goleiros com perfis distintos, não gosto de falar quem é o melhor ou o pior. Acredito que De Amores é mais técnico que os dois e com a vantagem de ser mais jovem, tem muito futuro. A desvantagem é justamente e falta de experiência. De qualquer maneira, creio que com a mudança de ares irá se destacar. O futebol brasileiro precisa de bons goleiros e De Amores, acredito, irá se adaptar rapidamente e dará muitas alegrias ao Fluminense – disse Juan, que mandou um recado aos tricolores:

– Vi comentários dos torcedores do Fluminense e percebi que não têm muita confiança em Julio Cesar. Tenham paciência, esperem que De Amores se adapte à mudança de país, ao mercado brasileiro que ele vai dar muitas alegrias. Nas situações difíceis soube responder. Basta constatar através das partidas mais importantes do Liverpool no ano contra o Fluminense.

Em 2017, o NETFLU recebeu Juan Pablo Aguirre para conhecer as instalações do Fluminense, em Laranjeiras. No jogo da volta, houve a recíproca e a reportagem do site número 1 da torcida tricolor foi até o Estádio Belvedere, casa do Liverpool. Relembre as reportagens aqui e aqui.