Faz 10 anos, mas parece que foi ontem. Em 21 de maio de 2008, o Fluminense escrevia um dos mais belos capítulos de sua história centenária. Após fazer a melhor campanha da primeira fase entre os 16 classificados e eliminar o Atlético Nacional (COL) nas oitavas, o Fluminense se viu diante do São Paulo, tricampeão da Libertadores e Mundial, nas quartas de final do torneio.

A derrota por 1 a 0 no jogo de ida, no Morumbi, não esmoreceu a confiança da torcida, que lotou o Maraca e fez uma das festas mais lindas já vistas no estádio. Precisando vencer por dois gols, o Fluminense se lançou ao ataque e logo aos 12 minutos, abriu o marcador. Júnior César cruzou, Cícero desviou de leve de cabeça e Washington completou para o fundo das redes para inaugurar o placar.

 
 
 

O 1 a 0 levava a partida para os pênaltis. O Flu precisava de mais um gol, mas quem marcou foi o São Paulo. Em jogada de Aloísio Chulapa, que entortou o volante Ygor pela esquerda antes de cruzar, Adriano cabeceou e igualou o placar, 1 a 1. O empate obrigava o Flu a fazer mais dois para buscar a classificação, já que pelo critério dos gols fora, o São Paulo avançaria.

A resposta veio com um gol relâmpago. Um minuto depois, Conca lançou na área, a zaga do São Paulo vacilou e Dodô, meio sem jeito, cutucou por entre as pernas de Rogério Ceni para fazer o segundo gol do Fluminense, 2 a 1.

Restavam pouco mais de 20 minutos para o fim da partida. O Flu pressionava. Joílson, lateral do time paulista, foi expulso e contribuiu ainda mais para aumentar o volume de jogo do Tricolor. A torcida incendiava o Maracanã e empurrava os guerreiros para dentro da área são paulina. O tempo estava se esgotando, mas a arquibancada não parava de apoiar um só minuto. Pareciam saber o que estaria prestes a acontecer.

Aos 46, Thiago Neves cobrou o escanteio. Washington subiu mais alto que três defensores e testou com força no ângulo direito de Rogério Ceni, que voou, mas não conseguiu impedir o inevitável: a explosão do Maracanã. O Flu estava nas semifinais da Taça Libertadores! Relembre os gols da partida histórica e ficha técnica do jogo:

FLUMINENSE 3 X 1 SÃO PAULO
Motivo: Copa Libertadores da América (2º jogo das quartas-de-finais)

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 21/5/2008 – 21h50min (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Manuel Bernal e Tiburcio Gauto (PAR)
Renda/público: R$ 1.575.365,00 / 72.910 (68.191 pagantes)
Cartões amarelos: Luiz Alberto (FLU); Dagoberto, Joilson (SPO)
Cartões vermelhos: Joilson, 39’/2ºT (SPO)
GOLS: Washington, 11’/1ºT (1-0); Adriano, 25’/2ºT (1-1); Dodô, 26’/2ºT (2-1);
Washington, 46’/2ºT (3-1)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Gabriel (Alan, 43’/2ºT), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior
Cesar; Ygor (Maurício, 36’/2ºT), Arouca (Dodô, 9’/2ºT), Cícero, Conca e Thiago Neves;
Washington. Técnico: Renato Gaúcho.

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Jancarlos (Joilson, intervalo), Alex Silva, Miranda e Richarlyson;
Zé Luis, Fábio Santos, Hernanes e Hugo (Jorge Wagner, 33’/2ºT); Dagoberto (Aloísio, 12’/2ºT)
e Adriano. Técnico: Muricy Ramalho.