Depois de duas semanas de treinos e dois amistosos contra o Botafogo, neste domingo, o Fluminense fez sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2020. O Tricolor foi a Porto Alegre enfrentar o Grêmio e acabou derrotado por 1 a 0. Muito recuado na primeira etapa, o Time de Guerreiros até melhorou um pouco no segundo tempo e tentou sair mais para o jogo, mas não foi o bastante para buscar o placar. Diego Souza marcou o único gol do jogo.

Assim que a bola rolou, o Grêmio tentou assumir as rédeas da partida, tocando e tentando penetrar da defesa tricolor. Apesar de ter menos posse, o Fluminense teve a primeira boa chance, logo aos 5 min. Nenê levantou na área, o goleiro Vanderlei afastou mal e a bola sobrou para Dodi, na meia-lua e de frente para o gol. O volante, no entanto, bateu torto e desperdiçou a chance de inaugurar o marcador.

Mesmo pouco criativo, o Time de Guerreiros chamava a atenção pela agressividade na marcação, fechando bem os espaços e, inclusive, pressionando a saída de bola adversária. Com mais disposição, o Flu até conseguiu equilibrar o jogo e teve mais uma oportunidade de abrir o placar. Marcos Paulo enfiou para Evanilson aos 22 min., que bateu de canhota e obrigou o goleiro gremista a fazer sua primeira defesa difícil.

Quando tinha a bola, o Grêmio era melhor e dava mais trabalho. Ao Flu, faltava poder ofensivo e mais inspiração. Já no fim da 1ª etapa, quando parecia que a partida iria para o intervalo empatada, em jogada pelo meio da defesa tricolor – que fazia um bom jogo até ali – o time da casa chegou ao gol. Isaque fez o pivô e a bola ainda desviou em Nino antes de sobrar para Diego Souza empurrar para dentro: 1 a 0.

No segundo tempo, atrás no marcador, Odair sacou Yuri e colocou Michel Araújo para tentar levar o Tricolor mais à frente. De início, funcionou. Foram duas finalizações perigosas em dois minutos: primeiro com Nenê, em grande jogada do uruguaio, para a defesa de Vanderlei. Depois com Yago, que passou raspando. Fred também foi a campo, no lugar de Marcos Paulo, para aumentar o poder de finalização tricolor.

Não adiantou. Mais exposto, o Flu deu mais campo ao Grêmio, principalmente nos contra-ataques. O time da casa teve oportunidades para ampliar, mas Muriel impediu. O juiz apitou o fim do jogo e decretou a estreia com derrota do Tricolor. Na próxima quarta, o Time de Guerreiros volta a campo para sua primeira partida em casa no Brasileirão. Enfrenta o Palmeiras, às 21h30, no Maracanã, e buscará sua primeira vitória.

O Fluminense entrou em campo com: Muriel; Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri (Michel Araújo 00’/2ºT), Yago Felipe (Fernando Pacheco 32’/2ºT) e Dodi; Nenê (Wellington Silva 25’/2ºT), Marcos Paulo (Fred 11’/2ºT) e Evanilson (Miguel 33’/2ºT).
Técnico: Odair Hellmann