Considerado o atleta do século passado, o Rei Pelé, que fez mais de mil gols em sua carreira, completa 79 anos. Durante a carreira gloriosa, uma curiosidade: há exatos 40 anos, Pelé jogou pelo Fluminense. O episódio ocorreu no dia 26 de abril de 1978 e foi relembrado pelo Rei do Futebol em suas redes sociais.

E tudo aconteceu por acaso! O Tricolor fazia uma excursão à África e estava na Nigéria. Coincidentemente, Pelé, já tricampeão mundial e recém-aposentado, em uma ação de marketing de uma marca de eletrodomésticos.

 
 
 

Aproveitando o encontro inusitado, as autoridades locais convidaram o ex-jogador para dar o pontapé inicial do amistoso entre Flu e o Racca Rovers, em Lagos.

O presidente do Fluminense na época, Sylvio Vasconcellos, tentou desfazer o mal-entendido. Mas já era tarde. O estádio estava lotado de pessoas querendo ver a Majestade em ação.

O chefe da polícia local teria dito que se Pelé não atuasse, não seria possível conter a multidão em fúria.

Com receio de uma tragédia, Pelé foi a campo. Mesmo aposentado e sem estar em forma. Arranjou uma chuteira emprestada, apertada para seu pé e jogou por 45 minutos.

Pelé não balançou as redes com a camisa Tricolor. Mas com ele em campo, o Fluminense saiu na frente no placar, 1 a 0, gol de Marinho Chagas. Sem o Rei após o intervalo, o clube das Laranjeiras terminou a partida vitorioso por 2 a 1, com atuação de destaque de Gilson Gênio. O outro gol foi marcado por Arturzinho.