Um dos grandes clubes do mundo, o Fluminense já fez fama na Europa. Em 1977, O Fluminense de e Rivellino, com gols de Luís Carlos, Doval, Zezé e Marinho Chagas, o Tricolor bateu o Dukla, da Thecoslováquia, por 4 a 1 para se sagrar campeão do Teresa Herrera.

Um ano depois, em 1978, teve até Fla-Flu no Teresa Herrera. O Flamengo, que foi para a final, perdeu de 2 a 0 para o Real Madrid.

 
 
 

1976 – Fluminense 3 x 1 Seleção da Europa

O esquadrão do Fluminense da década de 70 foi até a França para vencer o Torneio de Paris. Craques como Carlos Alberto Torres, Rivellino, Dirceu, Doval e Paulo César Caju deram aula no estádio Parque dos Príncipes.

Depois de bater o Paris Saint-Germain por 2 a 0, com dois gols de Rivellino, o Fluminense venceu a “seleção da Europa”, com jogadores premiados pela revista France Football, por 3 a 1. Rob Rensenbrink, da Holanda, fazia parte desse time.

A escalação do Fluminense: Renato, Rubens Galaxe, Carlos Alberto Torres, Miguel e Rodrigues Neto; Pintinho, Kléber e Rivellino; Dirceu, L. Alberto, Doval e Paulo César Caju.

O Fluminense voltaria a ser campeão do Torneio de Paris em 1987, ao bater o Bordeaux por 1 a 0. Também foi campeão do Torneio de Kiev, em 1989.